José Inácio Militão da Silva

Mestre em Cultura e Formação Autárquica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 2003, com a Tese “ Estudo Arquivístico do extinto Concelho de Assumar, entre os Séculos XVI e XIX (Novos contributos para a História Regional e Regional);- Pós – Graduação em Museologia e Património Artístico, no ano de 1990, pela Universidade Lusíada de Lisboa;- Licenciatura em Ciências Históricas, 1989, pela Universidade de Lisboa.

Atividade profissional.: Técnico Superior do Município de Monforte, integrado no Serviço de História e Arquivo.

Principais projetos estruturantes em que está envolvido.

– Reorganização, manutenção e divulgação do Arquivo Histórico do Concelho de Monforte, incluindo o presente Fundo Documental, Partituras de Casaca Serrano.

– Investigação Histórica em diversos Arquivos, com acervos documentais relacionados com a História do atual concelho de Monforte; com particular destaque para: O Estudo Documental do Ex – Convento do Bom Jesus de Monforte, e Estudo Documental da Comunidade Judaica do Concelho de Monforte, desde Idade Média ao Século XX

Recentes publicações:

O Castelo da Vila de Monforte. Desmistificação, estratégia militar e sua importância regional. Edição Câmara Municipal de Monforte. 2013/Setembro.

Herdade de Torre de Palma – Passado e Presente. (Histórias e Vivências):.Edição Câmara Municipal de Monforte. Maio, 2016 ISBN: 978-989-8177-17-9

– “ As desaparecias pinturas de Brutesco da igreja do Convento do Bom Jesus de Monforte”, texto de co – autoria com Vitor Serrão (ARTIS- IHA- FLUL) , apresentado no painel temático Imagens da Rainha Santa Isabel na Arte Portuguesa. Os Azulejos da igreja do antigo Convento do Bom Jesus de Monforte; Congresso Internacional do ESPRITO SANTO: Génese, Evolução e Actualidade da Utopia da Fraternidade Universal «MAIS SANTA PORQUE RAINHA». Universidade de Coimbra, 17 de Junho de 2016.