Sandra Patrício

licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 2004, instituição onde concluiu o Curso de Especialização em Ciências Documentais, Arquivo, em 2006. É mestre em Ciências da Informação e da Documentação na Universidade de Évora, sob o tema da Avaliação de Documentos de Arquivo, com a dissertação O Que o Estado Português Quis Guardar em 17 de Abril de 2011. É doutorada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com a tese Sistemas de informação das administrações civis no concelho de Sines (1655-1855), em 2018.

Desde 2005 é responsável pelo Arquivo Municipal de Sines, onde coordena a organização, em curso, do sistema de arquivos da Câmara Municipal de Sines (Arquivo Geral, Arquivo Histórico, Arquivo dos Serviços Técnicos), de forma a possibilitar a gestão integrada de arquivos correntes e definitivos. Tem vindo também a coordenar a elaboração dos instrumentos de descrição do Arquivo Municipal de Sines, acessíveis no sítio electrónico da Câmara Municipal de Sines e o Serviço Educativo do Arquivo Municipal, integrado no Centro de Artes de Sines.

É investigadora do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa. É coordenadora do Grupo de Trabalho Património e Cultura da associação COMSines.