DSC07827A passagem da raia imaginária, sobre o rio Erges foi feita ainda no dealbar da madrugada. A escuridão iluminada pela luz dos faróis, o asfalto vazio, as curvas suaves era o cenário ideal para os primeiros quilómetros de uma longa viagem até Alcala de Henares, sede do “5º Congreso Nacional das Bibliotecas Móviles”, organizado pela ACLEBIM.

Esta reunião familiar que se realiza de 2 em 2 anos é o ponto de encontro de profissionais, entusiastas e apaixonados que compartem o mesmo ADN: Bibliotecas Moveis / Itinerantes / Móviles / Bibliobus / Bibliomóvil / Bibliomóvel.

Já com a Madrid á vista, o nascer do sol fazia finalmente a sua aparição aquecendo os últimos quilómetros de uma longa jornada. A chegada à sede desta reunião familiar a escuridão da sala de conferências contrastava com a luminosidade dos testemunhos, vindos da projecção de um documentário sobre os utilizadores/visitantes/Amigos da biblioteca móvel da região de Soria.

Não pude deixar de sorrir ao verificar as semelhanças nos olhares, nas reacções, nas palavras de apreço pelos recursos humanos, bibliográficos e sentimentais levados pela sua Biblioteca sobre rodas.

As horas iam passando as comunicações iam apresentando as experiências de parentes dispersos por todo este mapa-mundi. A imensidade dos territórios abrangidos, as dificuldades de condições ideais de circulação, a diversidade de actividades de promoção do Livro, da Leitura e da igualdade de acesso a informação/ conhecimento e algo mais, eram apresentadas e discutidas com atenção.

No lado exterior os veículos estacionados, representando diversas regiões espanholas revelavam o inicio de uma mudança de paradigma em relação a dimensão dos veículos.

A presença de uma biblioteca itinerante assente num furgão de menores dimensões, a semelhança das bibliotecas itinerantes portuguesas, revela preocupações nas despesas de manutenção e de pessoal necessárias para o funcionamento dos grandes veículos até então utilizados, bem como a dificuldade de acesso a populações em locais de difícil acesso para a dimensão dos actuais veículos.

Para a última noite estava reservada a emoção da entrega dos prémios da ACLEBIM. Os laureados deste ano estavam serviços e pessoas que se destacaram pela sua paixão, dedicação, inovação e abnegação.

Marcado indelevelmente pela partilha de emoções, saberes e sentires, terminou mais uma reunião de profissionais que compartem o mesmo ADN e que de dois em dois anos se reúnem, para em conjunto carpir mágoas, partilhar sonhos e pesadelos, auscultar opiniões, escrutinar anseios e duvidas e em conjunto carregar baterias para as rotas comuns de estradas, terras e gentes. Até daqui a dois anos!

o papalagui

Ligação útil: http://bibliobuses.com/laasoccongresos5congreso.htm

Similar Posts