medoanet logoA coordenação das estratégias, políticas e estruturas nacionais e regionais de Acesso Aberto nos seis países do Mediterrâneo – Grécia, Itália, França, Espanha, Portugal e Turquia – é o principal objetivo do MedOANet (Mediterranean Open Access Network), um projeto de dois anos (2012 e 2013) financiado pelo 7º Programa-Quadro da Comissão Europeia, com a participação em Portugal dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

O projeto MedOANet irá identificar estratégias, estruturas e políticas nos seis países do Mediterrâneo através da realização de questionários cujos resultados serão mapeados num sistema online, designado por ‘Mediterranean Open Access Tracker’, disponibilizado no portal do projeto recentemente lançado (www.medoanet.eu). Esta importante ferramenta será concebida como uma base de dados online, expansível e interoperável com o potencial de se tornar um observatório virtual de Acesso Aberto autossustentado dos países do Mediterrâneo, assim como dos países circundantes.

Com mais relevo, o MedOANet irá identificar e envolver de forma sistemática decisores políticos relevantes e outros parceiros interessados com capacidade de promover a mudança. Este esforço irá resultar num aumento da sensibilização para as questões chave que exigem ação a nível político, e irá promover as condições para o desenvolvimento de políticas coordenadas a nível nacional e institucional atualmente inexistentes na maioria destes países do Mediterrâneo. Serão formados Grupos de Trabalho em cada um dos seis países e serão realizados workshops nacionais que irão servir como fóruns de discussão sobre as linhas de ação de cada país de um modo coordenado. Um workshop Europeu reunirá decisores políticos dos seis países e outros especialistas europeus e contribuirá para uma coordenação regional. O MedOANet irá produzir diretrizes para a implementação de políticas de acesso aberto dirigidas aos principais decisores políticos. Estas diretrizes serão apresentadas e discutidas numa Conferência Europeia que se realizará no final do projeto.

Sítio Web: www.medoanet.eu

Parceiros:

EKT/NHRF www.ekt.gr, Centro de Documentação Nacional, National Hellenic Research Foundation, Grécia

FECYT www.fecyt.es, Fundacion Espanola para la Ciencia y la Tecnologia, Espanha

UMinho www.uminho.pt , Universidade do Minho, Portugal

CNRS www.cnrs.fr, Centre National de la Recherche Scientifique, França

CASPUR www.caspur.it, Consorzio Interuniversitario per le Applicazione di Supercalcolo per Università e Ricerca, Itália

Hacettepe Üniversitesi, www.hun.edu.tr, Turquia

ENCES www.ences.eu, European Network for Copyright in Support of Education and Science, Alemanha)

STICHTING LIBER www.libereurope.eu, Holanda

University of Nottingham www.nottingham.ac.uk, Reino Unido

Similar Posts