Título do Webinar: Dez anos da Budapest Open Access
Initiative: o passado, o presente e o futuro
do Open Access
Data e hora: 8 de maio de 2012, das 21h30 às 22h30

Orador/tutor: Eloy Rodrigues, Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

webinars2012 banner

RESUMO

A Budapeste Open Access Initiative (BOAI) produziu a Declaração de Budapeste (Fevereiro de 2002), que pela primeira vez estabeleceu o termo e definiu o conceito de Open Access. No momento em que se completaram dez anos sobre este marco fundamental do movimento de acesso aberto ao conhecimento científico procuraremos realizar um breve balanço do caminho percorrido desde 2002, dos sucessos e dos fracassos registados, do enorme progresso realizado e dos obstáculos que persistem.
Avaliando o momento presente (em que ponto estamos na transformação da “utopia” de Budapeste em realidade?), e identificando os principais desafios, oportunidades e ameaças para afirmação definitiva do Open Access, serão propostas e discutidas algumas das principais orientações e estratégias a prosseguir, à luz das conclusões da reunião que reuniu cerca de três dezenas de ativistas, em Fevereiro de 2012 em Budapeste, para assinalar os dez anos da BOAI e perspetivar a próxima década do Open Access.

O QUE SE PODE APRENDER COM ESTE WEBINAR?

  • Qual é a situação atual do Open Access no mundo, e quais os principais desafios, oportunidades e ameaças à sua afirmação.
  • Quais deverão ser as principais linhas de intervenção, orientações e estratégias para a consolidação do Open Access nos próximos dez anos.

Similar Posts