A Biblioteca Nacional de Portugal divulga projeto de eBooks on Demand

BNP

A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), parceira desta rede europeia de digitalização, organiza amanhã, dia 18 de setembro às 18h, o primeiro dia de informação EOD, numa iniciativa de divulgação do serviço a bibliotecas, leitores e público em geral, com entrada livre. O EOD – eBooks on Demand é um serviço de digitalização a pedido de livros completos que estão no domínio público.

As bibliotecas europeias possuem milhares de livros raros que, pela sua antiguidade e valor, muitas vezes só podem ser consultados presencialmente nessas mesmas bibliotecas.

Com o serviço EOD, estes tesouros escondidos estão agora disponíveis para qualquer pessoa – à distância de um clique.

Os utilizadores podem, a partir de qualquer parte do mundo, encomendar um livro eletrónico através dos catálogos das bibliotecas da rede EOD; as bibliotecas recebem o pedido e digitalizam a obra pretendida, enviando-a ao utilizador em formato Pdf. O livro digitalizado é posteriormente integrado nos repositórios digitais de cada biblioteca participante, ficando disponível na Internet.

O serviço EOD foi lançado em Outubro de 2006, no âmbito do Projeto Digitisation on Demand, co-financiado pelo Programa eTEN. Contava então com a participação de 13 bibliotecas de 8 países europeus, tendo terminado em Junho de 2008. Nessa altura, as 13 bibliotecas formaram uma rede autofinanciada, que atualmente conta já com a participação de mais de 30 instituições, entre as quais a BNP, que disponibiliza o serviço para digitalização de obras do Fundo Geral publicadas entre 1700 e 1850.

De Maio de 2009 a Abril de 2013, a rede EOD será financiada pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Cultura.

Ebooks EOD
•    O livro eletrónico EOD é uma versão digital de um livro, entregue num único ficheiro PDF.
•    Para acesso e leitura não é necessário instalar nenhum outro software.
•    Contém texto reconhecido automaticamente: é possível pesquisar por palavra, copiar e colar o texto integral eletrónico ou ilustrações.
•    Pode imprimir todo o livro ou um conjunto selecionado de páginas, sempre que quiser.
•    Complementarmente ao pedido de digitalização, também é possível encomendar a reimpressão do livro digitalizado, encadernado em capa mole (exemplos na imagem acima).

Fonte: BNP

Sobre o Autor

Sandrine Vercaempt