A Direção Regional do Sul da BAD organizou um Encontro de Bibliotecas Públicas do Algarve, que se realizou na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira no dia 20 de Novembro. Foi rico o debate entre os profissionais das bibliotecas de Vila Real de Stº António, Tavira, S. Brás de Alportel, Faro, Loulé, Albufeira, Lagos, Lagoa, Portimão e Silves. Contámos também com os contributos do colega Bruno Duarte Eiras, coordenador do Grupo de Bibliotecas Públicas da BAD.

100 55893O tema principal foi a cooperação interinstitucional, que levou à constituição de grupos de trabalho para explorar áreas como a partilha dos catálogos, o empréstimo inteibibliotecas, a política de aquisições – em especial as doações -,  o planeamento das atividades culturais, a utilização das redes sociais nas bibliotecas, bem como a disponibilização de recursos eletrónicos pelas bibliotecas públicas.

Os colegas revelaram interesse em assistir a seminários sobre a utilização de livros eletrónicos e redes sociais. No próximo ano procurar-se-á incluir iniciativas destas áreas, nas atividades da BAD.

Foi reconhecida, por todos os colegas, a importância deste Encontro para dinamização das iniciativas de cooperação em benefício de todas as bibliotecas públicas.

(Margarida Vargues)

Similar Posts