iad2013ica

O Arquivo Distrital de Braga (ADB), por ocasião do Dia Internacional dos Arquivos (9 de Junho) organiza visitas ao Arquivo, com a duração aproximada de 1 hora, nos dias:

  • 7 de Junho, às 14:30 h
  • 11 de Junho, às 11:00 h

A inscrição é individual e gratuita e deve ser feita até ao dia 6 de Junho para o endereço sec@adb.uminho.pt (será confirmada pelo mesmo meio) ou pessoalmente no Arquivo, indicando o nome, idade, habilitação académica, profissão ou atividade e a hora pretendida. Os dados destinam-se apenas a gerir a formação dos grupos e a preparar a visita.

Situado no Complexo Largo do Paço, em Braga, com entrada pela Praça Municipal, o ADB foi criado em 11 de agosto de 1917 e integrado na UM em 1973. É um dos maiores arquivos do país e com uma diversidade de fundos arquivísticos valiosos, públicos e privados, nos quais sobressaem os arquivos do Cabido e da Mitra da Sé de Braga e do Conde da Barca.

Ao longo do ano, realiza visitas às suas instalações, geralmente de grupos provenientes de instituições de ensino secundário, profissional e universitário e, nalguns casos, no âmbito de atividades relacionadas, como reuniões de profissionais da área BAD e participantes em eventos da UM.

As visitas permitem o breve conhecimento do edifício e dos fundos custodiados, bem como outros aspetos da atividade arquivística, do acesso aos documentos e da sua importância como fonte de investigação na construção da memória coletiva e na garantia de direitos dos cidadãos e das instituições.

No âmbito desta iniciativa, até 15 de Junho, todas as publicações do Arquivo têm um desconto no seu preço.

António Sousa
Diretor do Arquivo Distrital de Braga

Similar Posts