PALSpals

A Câmara Municipal de Loures irá acolher a sexta e última reunião transnacional do Projecto PALS – Partners in Adult Learning – e a conferência final – Círculos de Aprendizagem Não Formal -, no dia 16 de julho, contando com a participação de profissionais europeus da cultura.

Parceria de Aprendizagem Grundtvig no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, o Projecto PALS teve por principal objectivo o desenvolvimento e a promoção de competências da facilitação de Círculos de Aprendizagem e respectiva implementação. A metodologia permitiu aos diferentes parceiros – França, Roménia, Reino Unido, Portugal – iniciar uma cultura de aprendizagem entre adultos com acesso limitado a actividades de formação, marginalizados ou em risco de exclusão social.

Os círculos de aprendizagem são metodologias de ensino não formal, participativas, dinâmicas, fundamentadas na experiência dos participantes e particularmente incentivadoras da aprendizagem de adultos. Compreendem um conjunto de técnicas de trabalho de grupo facilitadoras da expressão, criatividade e imaginação, permitindo desenvolver a autoconfiança dos participantes a partir das suas próprias experiências de vida. Constituem uma metodologia inovadora de aprendizagem talhada à medida das necessidades da comunidade, fácil de implementar, de custos reduzidos de manutenção, auto-sustentável, imprimindo uma dinâmica de reforço continuado de aprendizagens, de criação de redes e de quebra do isolamento.

A Conferência – Círculos de Aprendizagem não Formal – destina-se a assistentes sociais, profissionais de Bibliotecas, Museus, Estabelecimentos de Ensino, Gabinetes de Apoio à Juventude e de Inserção Profissional, Associações de desenvolvimento local, ONG’s e outras pessoas eventualmente interessadas. São seus objectivos:

  • Apresentar publicamente o Projecto PALS e parceiros envolvidos;
  • Destacar os Círculos de Aprendizagem como metodologia de ensino não formal adequada a contextos que valorizem experiências de vida das comunidades, rentabilizando o seu capital social;
  • Partilhar experiências piloto e resultados obtidos com o Projecto;
  • Constituir-se como espaço de formação e identificação de entidades disponíveis para, em conjunto com a Câmara Municipal de Loures e a Raise it Now, replicar esta metodologia;
  • Encorajar a criação de uma bolsa de facilitadores de Círculos Aprendizagem no Concelho de Loures.

A Câmara Municipal de Loures organiza a reunião e a conferência enquanto parceira local da Associação Raise It Now, organização sem fins lucrativos sediada em Fanhões que representa Portugal no PALS. Em Loures, a aplicação desta metodologia resultou na iniciativa “O Verão da Minha Infância”, ocorrido na BMJS entre setembro e novembro de 2012.

FONTE: CM LOURES

Similar Posts