Joanna WhitfieldJ. Whitfield

Foi através da BAD* que, em Fevereiro passado, a Rede de Bibliotecas do Município de Azambuja recebeu um desafio: tornar-se parceira de uma biblioteca na Catalunha que procurava uma biblioteca pública análoga em Portugal para desenvolver um projeto de intercâmbio cultural.

A proposta tinha sido realizada pelo Instituto Cervantes e o convite partira da Biblioteca Publica de Taradell (http://bibliotecadetaradell.blogspot.pt), na Catalunha. Iniciamos os contactos, primeiramente em inglês, e começamos a partilhar informação. O grande objetivo do projeto era conhecer a cultura, partilhar informação e documentos e estabelecer uma via de comunicação entre as bibliotecas. O projeto intitulado De biblioteca a biblioteca, de país a país: de Taradell a… iniciou em 2011 e já teve como parceiras bibliotecas na Escócia e em França.

Realizaram-se apresentações oficias em Taradell e em Azambuja do projeto e respetiva parceria e iniciaram as atividades que visavam dar a conhecer ao leitores e utilizadores das bibliotecas a cultura e a literatura da biblioteca parceira. Cada biblioteca desenvolveu um programa de atividades culturais e o envio de documentos, nomeadamente do fundo local e alguma literatura sucedeu. Houve leitura partilhada de poesia (nas 2 línguas), sessões de cinema, horas do conto, clube jovem da biblioteca a trabalhar sobre as duas localidades, provas de vinho, jantares temáticos e concertos entre outras atividades que ambicionavam dar a conhecer a cultura das localidades onde as bibliotecas se encontravam.

Agradecemos a todas as partes: BAD, Instituto Cervantes, Biblioteca Pública de Taradell o apoio e interesse demonstrados e não podemos deixar de dar um especial reconhecimento à bibliotecária Eva Luecó Sanchez, autora do projeto, pois sem ela esta partilha de experiencias nunca teria acontecido.

* Fora solicitado à BAD por colegas do Instituto Cervantes, que indicasse uma biblioteca de média dimensão e com alguns recursos, dos arredores de Lisboa, interessada numa parceria e análise das suas vivências.

Joanna Whitfield

Similar Posts