Europeana celebra cinco anos e RNOD contribui com 80.000 objetos digitais

conteudos_digitaisBNP
Novembro de 2013 constitui uma data marcante no que diz respeito à disponibilização e acesso aos conteúdos digitais do património cultural da Europa. A Europeana – bibliotecas, arquivos e museus da Europa – celebrou neste mês 5 anos de existência, ao mesmo tempo que chegou aos 30 milhões de objetos digitais, dois anos antes do objetivo, definido para 2015.

Reúne atualmente as coleções digitais de 2.300 instituições europeias (entre elas, a Biblioteca Nacional Digital), com materiais diversificados. Livros e manuscritos antigos, mas também fotografias e pinturas, programas televisivos e filmes, escultura e artesanato, diários, mapas, partituras, registos musicais….   O objeto digital com o número 30 milhões, disponibilizado pela Europeana, é o filme de animação The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, vendedor de um Academy Award para Best Animated Short Film em 2012 – uma tocante alegoria sobre o poder dos livros e sobre o valor dos que lhes dedicam a sua vida. Está disponível com uma licença Creative Commons, o que significa que pode ser usada e partilhada legalmente.

Também para o RNOD – Registo Nacional de Objetos Digitais – o agregador para a Europeana de materiais das bibliotecas portuguesas, gerido pela Biblioteca Nacional de Portugal, este foi um mês importante. O RNOD disponibiliza na Europeana, desde novembro, mais de 80.000 objetos digitais provenientes das 18 entidades portuguesas participantes.

Com a recente disponibilização destes objetos na Europeana, cresce significativamente a presença e visibilidade de conteúdos do património cultural português neste importante portal europeu.

Saber mais: http://blog.europeana.eu/2013/11/europeana-celebrates-5-years-and-30-million-objects/

http://www.culturadigital.pt/europeana_rnod.htm

Fonte: Biblioteca Nacional de Portugal

Sobre o Autor

Sandrine Vercaempt