Publicado o Cadernos BAD 2012/2013 – número comemorativo do 40º aniversário da Associação e dos 50 anos dos Cadernos

CadernosBAD_2012_2013-capaFoi apresentado no passado dia 7 de dezembro em Coimbra, no âmbito do almoço-comemorativo do 40º aniversário da BAD, o número duplo relativo aos anos 2012 e 2013 do Cadernos BAD.

Este número comemorativo vem assinalar os 40 anos da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas e também os 50 anos de publicação dos Cadernos de Biblioteconomia, Arquivística e Documentação.

Este número especial está já em distribuição gratuita pelos associados da BAD, disponível para venda na sede da Associação em Lisboa, e pode ser encomendado pelo website da Associação em www.apbad.pt/Edicoes/Edicoes_ListaCadernos.htm.

Pode ler-se no editorial:

Este número do Cadernos BAD é editado exatamente quando se celebram os seus 50 anos e quatro décadas depois da primeira reunião da Assembleia Geral da BAD, onde foram eleitos os seus corpos dirigentes, a 7 de Dezembro de 1973.

Celebrando esta ocasião, os primeiros textos deste Cadernos não poderiam deixar de ser dedicados a todos os profissionais que construíram a BAD, e a quem todos devemos reconhecimento. O texto de Maia Amaral «Apontamentos para a história da BAD», a crónica publicada no Diário de Lisboa a 6 de Dezembro de 1973, «Bibliotecários precisam-se», as «Memórias dos Cadernos nos seus 50 anos», de Maria do Rosário Pericão, a análise biométrica dos Congressos BAD (1985-2012), marcam aqui esta memória do passado projetada no presente e no futuro.

Para além desta componente histórica, os restantes textos que compõem este número são o espelho claro da atividade de reflexão, investigação, inovação e recriação na área das ciências documentais e no universo da informação e documentação, e dos principais temas de atualidade. São disso exemplo os textos sobre bibliometria, biblioterapia, redes sociais, preservação digital e literacia informacional.

Que melhor homenagem poderíamos prestar aos profissionais de informação e documentação do que a de continuar a ser o seu lugar de encontro, debate, reflexão e ação? A nossa Associação: a BAD.

Sumário:

  • Editorial

40 ANOS DA BAD

  • Apontamentos para a história da BAD / E.A. Maia do Amaral
  • Artigo do Diário de lisboa de 6 dez. 1973 “Bibliotecários precisam-se” / Nota explicativa de Henrique Barreto Nunes
  • Uma análise bibliométrica do congresso nacional de bibliotecários, arquivistas e documentalistas (1985-2012) / Silvana Roque de Oliveira, Catarina Moreira José Borbinha, María Ángeles Zulueta García

50 ANOS DOS CADERNOS BAD

  • Para um compêndio de história / Adelino Calado
  • Memórias de cadernos nos seus cinquenta anos / Maria do Rosário Pericão

ENSAIOS, ESTUDOS E PROJETOS

  • Aberta e patente a todos: os quinhentos anos (pelo menos) da biblioteca da Universidade de Coimbra / A.E. Maia Amaral
  • A emergência de um novo desafio profissional: os arquivos na formação da identidade cultural e da consciência histórica do cidadão / Maria de Lurdes Henriques
  • Políticas de preservação digital nos arquivos municipais portugueses / Anita Goreti Estêvão Tinoco
  • Utilização de licenças creative commons por instituições culturais / Teresa Raposo Nobre
  • Biblioterapia: estado da questão / Ana Cristina Abreu, María Angeles Zulueta García, Anabela Henriques
  • As redes sociais – ferramentas de comunicação no ensino superior / Maria Eduarda Pereira Rodrigues
  • Desenho e construção do questionário de literacia da informação do ensino superior – IL-HUMASS: estudo qualitativo (parte I) / Carlos Lopes, María Pinto Molina

TESTEMUNHOS

  • Atos de caça e recoleção / José Pacheco Pereira

LEITURAS

  • Bibliotecas Maravilhas de Portugal / Eduardo Pires de Oliveira
  • Memórias e diário íntimo de um fidalgo bracarense (1787-1810) / Armando Malheiro da Silva

Sobre o Autor

Pedro Príncipe: Especialista de Informação. Atualmente Chefe de Divisão na Unidade de Serviço de Documentação e Biblotecas da Universidade do Minho. Vogal Editorial do Conselho Nacional da BAD e Coordenador do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior da BAD.