036Por ocasião do encontro Sistemas de Informação em Museus: Estado da Arte em Portugal, que teve lugar no dia 11 de Novembro de 2013 no Museu da Electricidade, o GT-SIM entrevistou os dois convidados estrangeiros, Nicholas Crofts (ICOM-CIDOC) e Patrick Le Boeuf (IFLA/Biblioteca Nacional de França). Estas entrevistas tiveram como principal mote a interligação e interoperabilidade de informação de bibliotecas, arquivos e museus: como podem estas instituições de memória e cultura trabalhar em conjunto e trocar informação, independentemente das suas diferenças de missão e acervos?

Procurou-se também conhecer a perspetiva abrangente à escala global sobre estas matérias, do ponto de vista privilegiado de quem trabalha em organismos internacionais como o ICOM e a IFLA, bem como as potencialidades de cooperação destes com grupos de trabalho à escala nacional, como é o caso do GT-SIM.

As entrevistas foram conduzidas por Cristina Cortês e Paula Moura (Patrick Le Boeuf) e Alexandre Matos e Maria José Almeida (Nicholas Crofts). Leia as transcrições (em português) e veja os vídeos de Patrick Le Boeuf e Nicholas Crofts (em inglês, sem legendagem).

 Alexandre Matos, Cristina Cortês, Maria José Almeida e Paula Moura

Similar Posts