A revista Cadernos BAD convida todos os interessados a apresentar textos para serem publicados na sua edição de 2014, n.º 1, a ser publicada até ao fim do mês de junho de 2014.

O prazo limite para a apresentação dos trabalhos é o dia 30 de abril de 2014, e esta deve ser feita através do sistema de publicações da BAD disponível aqui. A partir deste sistema pode-se ter acesso a toda a informação necessária para fazer a submissão dos artigos.

cadernos_banner

Este número da Cadernos BAD incluirá um dossiê subordinado ao tema Informação. Sociedade. Cidadania, em relação ao qual são apresentadas a seguir algumas ideias que podem servir de ponto de partida para a elaboração dos trabalhos.

A atual sociedade globalizada coloca problemas graves a camadas cada vez mais alargadas das comunidades, tanto a nível local como nacional e internacional.
Com Estados cada vez mais frágeis e recursos minguados, os gastos com os serviços de informação tendem a reduzir-se, o que está a causar impactos cada vez mais visíveis na quantidade e na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. Os exemplos sucedem-se pela Europa e pelo Mundo.

  • Neste contexto, o que podem fazer as bibliotecas, os arquivos e os demais serviços de informação para ajudar as comunidades que servem a fazer face à atual crise que sobressalta o mundo inteiro, e em especial a Europa?
  • Como podem os profissionais destas áreas aumentar a sua influência social e política, e mostrar o valor e o impacto na sociedade dos serviços que prestam?
  • Até que ponto as tecnologias de informação, que tanto têm transformado estas instituições, podem servir e apoiar as necessárias transformações sociais, políticas, educacionais e culturais, particularmente nos países mais pobres?
  • Haverá ainda no atual clima político lugar para uma participação cidadã nas decisões políticas que definem muito das vidas das comunidades? E que apoio podem estas obter das instituições de informação para lidar com os problemas que enfrentam?

Estrutura

Note-se que a estrutura dos Cadernos BAD é suficientemente maleável para permitir a publicação de textos para além do dossiê proposto. Efetivamente, cada número da revista estrutura-se em três partes principais. A primeira propõe em cada número abordagens em profundidade e de múltiplas perspetivas a um tema específico. A segunda parte é um espaço de grande amplitude temática, balizado essencialmente por critérios de qualidade. Uma terceira parte propõe leituras de outros trabalhos publicados (monografias ou artigos). Para todas elas a Comissão Editorial convida à apresentação de textos.

Similar Posts