Gestão Documentos ComputaçãoA BAD vai realizar no próximo dia 16 de Maio, pelas 14h30, no Arquivo da Universidade de Coimbra, a quarta sessão do “Ciclo de reflexões e debates” promovido pelo Grupo de Trabalho de Gestão de Documentos de Arquivo (GT-GDA), organizado conjuntamente com a Delegação regional do Centro da BAD. A sessão, subordinada ao tema “Arquivos e Web semântica”, tem como oradores convidados o Eng. Pedro Henriques, professor da Universidade do Minho, e o Eng. José Carlos Ramalho, da empresa Keep Solutions, e será moderada por Pedro Penteado, membro da coordenação do GT-GDA.

O “Ciclo de reflexões e debates” pretende aliar à reflexão teórica sobre os temas selecionados uma experiência de aplicação prática, de modo a enriquecer a perspetiva dos participantes sobre os assuntos propostos para análise.

Esta sessão pretende analisar as múltiplas relações possíveis entre a Web semântica e os arquivos, bem como o potencial da sua exploração pelos arquivistas. Parte do conceito de Web semântica, através da qual se pretende capturar o significado de dados e informações disponíveis na Internet, provenientes de várias fontes, com destaque para as de natureza arquivística, e indica como como se cria um ambiente no qual os computadores podem processar, compreender e interligar esses conteúdos, potenciando a sua exploração. Para o efeito, é necessário construir vocabulários, ontologias e outras ferramentas normalizadas que permitam embutir semântica na estrutura das informações disponíveis na Web, interligando-as e tornando-as interoperáveis e reutilizáveis em variados contextos. A Web semântica, garantindo um acesso interligado e integrado aos bens informacionais e culturais, constitui atualmente um dos grandes desafios para os profissionais da informação, em geral e para os arquivistas, em particular

Local: Arquivo da Universidade de Coimbra – Rua de S. Pedro, nº 2, em Coimbra, no Pólo I da Universidade

As inscrições devem ser remetidas ao Centro de Formação da BAD, Rua Morais Soares, 43C – 1º D., 1900 – 341 LISBOA, através do formulário em linha em http://tinyurl.com/m9cgp62

As inscrições individuais deverão ser pagas até ao dia do seminário.
Para as inscrições institucionais, solicita-se o envio de um documento que oficialize esta situação para emissão da respetiva fatura.

Preço de associado: 5€
Preço de não associado: 15€

Pagamento: O pagamento pode ser efetuado: em dinheiro, cheque ou por transferência bancária
NIB: 001000003814042000149
É favor enviar cópia da transferência. O custo da transferência bancária fica a cargo do participante.

Esta iniciativa tem o apoio do Arquivo da Universidade de Coimbra.

Similar Posts