WBD-web-467x300-enA história da palavra escrita é a história da humanidade.

O poder dos livros para promover a realização individual e para criar a mudança social é inigualável. Íntimos e contudo profundamente sociais, os livros proporcionam formas de diálogo com um grande alcance entre os indivíduos, nas comunidades e através dos tempos.

Slider_WBD_visuel_Malala_ENComo disse Malala Yousafzai, a aluna paquistanesa que foi baleada pelos Taliban por frequentar as aulas, no seu discurso nas Nações Unidas:

Vamos pegar nos nossos livros e nas nossas canetas. Eles são as nossas armas mais poderosas.

No Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, A UNESCO convida todas as mulheres e homens para se mobilizarem em torno dos livros e de todos aqueles que escrevem e produzem livros. Este é um dia para celebrar os livros como a personificação da criatividade humana e o desejo de compartilhar ideias e conhecimento, para inspirar a compreensão e a tolerância.

Os livros não estão imunes a um mundo em mudança, consubstanciado no advento do formato digital e na transição para o licenciamento aberto e para partilha de conhecimento.

Isto significa mais incerteza, mas também novas oportunidades – inclusive para modelos de negócios inovadores no mundo da publicação. As mudanças estão a levantar questões agudas sobre a definição do que é o livro e do significado de autoria na era digital. A UNESCO é líder nas novas discussões sobre a desmaterialização dos livros e os direitos dos autores.

Slider_WBCD-numeriq2Ao defender os direitos de autor e o livre acesso, a UNESCO defende a criatividade, a diversidade e a igualdade de acesso ao conhecimento. Trabalhamos em todas as áreas – desde a rede das Cidades Criativas da Literatura até à promoção da literacia e da aprendizagem móvel e ao fomento do Acesso Livre ao conhecimento científico e aos recursos educacionais. Por exemplo, em parceria com a Nokia e Worldreader, a UNESCO está a trabalhar para aproveitar a tecnologia móvel no apoio à literacia. Para este fim, em 23 de abril, vamos lançar uma nova publicação: Reading in the Mobile Era.

No mesmo espírito, Port Harcourt, na Nigéria, foi nomeada Capital Mundial do Livro 2014, pela qualidade do seu programa, em particular o seu foco sobre a juventude e pelo impacto que terá na melhoria de uma cultura que valorize os livros, a leitura, a escrita e a publicação de modo a melhorar as taxas de literacia. Com efeitos no Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, esta iniciativa é apoiada pela UNESCO, juntamente com a Internacional Publishers Association, a International Booksellers Federation e pela International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA).

Em tudo isto, o nosso objetivo é claro – incentivar autores e artistas e garantir que mais mulheres e homens beneficiam da literacia e de formatos acessíveis, porque os livros são as nossas forças mais poderosas para a erradicação da pobreza e a construção da paz.

Leia mais em http://www.unesco.org/new/en/unesco/events/prizes-and-celebrations/celebrations/international-days/world-book-and-copyright-day-2014/#sthash.gg2mBThz.dpuf

Similar Posts