noiteliteratura europeiaDepois do sucesso da primeira edição, a Noite da Literatura Europeia está de volta e convida de novo para um longo e criativo serão literário

Inserida nas Festas de Lisboa e com o intuito de voltar a divulgar a literatura europeia de forma criativa e num formato invulgar, a segunda edição da Noite da Literatura Europeia realiza-se no Príncipe Real, onde dez locais emblemáticos abrem portas para receber na noite de 7 de junho um pequeno e intenso festival literário: a partir das 18h00 e ao longo de cinco horas, haverá sessões de leituras realizadas por diversos atores portugueses que, na sua maioria, serão acompanhadas pelos escritores convidados pelos institutos europeus culturais sediados em Lisboa ou pelas embaixadas representativas.

Entre prosa e poesia, a Noite da Literatura Europeia 2014 apresenta obras com um pano de fundo político, histórias familiares e pessoais, narrativas tocantes e por vezes desconcertantes, assim como uma homenagem a Marguerite Duras por ocasião do 100º aniversário do seu nascimento. Na segunda edição deste serão literário, o público poderá descobrir as obras de Dulce Maria Cardoso (Portugal), José F.A. Oliver (Alemanha), Anna Kim (Áustria), Marcos Giralt Torrente(Espanha), Miika Nousiainen (Finlândia), Marguerite Duras (França), Paolo Nori (Itália), Deborah Levy (Reino Unido), Jorge Listopad (República Checa) e Ion Mureşan (Roménia).

As leituras, de entrada livre e com uma duração entre dez e quinze minutos, repetem-se de meia em meia hora, para que o público possa visitar todos os espaços e assistir a todas as sessões programadas.
Na segunda edição da Noite da Literatura Europeia, Portugal estará representado pela escritora Dulce Maria Cardoso que, a convite do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, estará no Museu Nacional de História Natural e da Ciênciapara acompanhar a leitura da atriz Mónica Calle do livro O RETORNO, onde a partir da perspetiva de um adolescente se fala sobre o fim do império português ultramarino e do conturbado regresso de mais de meio milhão de pessoas a Portugal.

Goethe-Institut elegeu a poesia de José F. A. Oliver para representar a Alemanha. Galardoado com o prémio Adelbert-von-Chamisso, um dos mais prestigiados prémios literários alemães, este escritor nómada, em constante viagem pelas palavras, estará no centro comercial Embaixada para acompanhar a leitura da sua obra PASSOSCONTADOS(Fahrtenschreiber) feita pelo ator Ulisses Ceia.

Anna Kim foi a escritora escolhida pela Embaixada da Áustria para este serão literário. No Palácio Palmela/Procuradoria Geral da República o ator João Pedro Leal irá ler excertos do livro O TEMPO CONGELADO (Die gefrorene Zeit); uma história sobre uma jovem e inexperiente investigadora da Cruz Vermelha em Viena que tenta ajudar um homem do Kosovo cuja mulher desapareceu durante a guerra.

Instituto Cervantes convidou o escritor Marcos Giralt Torrente para estar no Pavilhão Chinês, onde o ator Bernardo Gavina irá ler passagens de PARIS, uma obra galardoada com o prestigiado prémio Herralde, na qual o narrador tenta explicar acontecimentos da sua infância que na altura não entendia, fazendo ao mesmo tempo uma reflexão sobre a memória.

No Espaço Cultural das Mercês será possível conhecer a história de um pai que depois de perder o filho, começa a treinar a sua filha para que esta seja uma atleta bem sucedida. Os atores Samanta Franco e Miguel Curiel darão voz a esta complicada relação entre pai e filha, descrita em CORTAR A META (Maaninkavaara) de Miika Nousiainen, escritor eleito peloInstituto Ibero-Americano da Finlândia.

Institut Français du Portugal escolheu O AMANTE de Marguerite Duras para assinalar o 100° aniversário do seu nascimento neste serão literário e convidou a atriz Patrícia Adão Marques para ler na pastelaria Poison D’Amour passagens deste romance autobiográfico e uma das referências incontornáveis da literatura europeia.

Biblioteca da Imprensa Nacional Casa da Moeda irá receber o escritor e tradutor Paolo Nori que a convite do Instituto Italiano de Cultura irá ler em italiano trechos do seu livro A BANDA DO QUEIJO (La Banda Del Formaggio), um conto divertido com sabor a queijo, Itália, mistérios e conspirações, enquanto o ator Eduardo Molina fará a leitura em português.

A escritora Deborah Levy representará o Reino Unido a convite do British Council e estará no Palácio Menino de Ouro/British Council para ler em inglês passagens do seu livro NADAR PARA CASA (Swimming Home). Nesta obra finalista doMan Booker Prize 2010, um grupo de amigos vê as suas férias de verão perturbadas por Kitty Finch, uma jovem desconhecida que certo dia aparece a nadar nua na piscina da sua casa na Riviera francesa. A jornalista e autora Susana Moreira Marques fará as leituras em português.

Graças à Embaixada da República Checa será possível conhecer a poesia de um autor que dispensa apresentações em Portugal. Jorge Listopad, cuja poesia é muito estimada no contexto da literatura checa contemporânea, vai estar no Palácio dos Condes de Ceia/Reitoria da Universidade Aberta, onde o ator e encenador Júlio Martín da Fonseca irá ler o poemaTerra é Carvão e Limões.

Instituto Cultural Romeno também apostou na poesia para a segunda edição da Noite da Literatura Europeia e convidouIon Mureșan, um dos nomes mais marcantes da poesia romena contemporânea, para ler em romeno uma seleção dos seus poemas em torno da fragilidade humanidade, no Orpheu Caffé. A leitura em português estará a cargo da atriz Luminita Pereira.

A iniciativa Noite da Literatura Europeia voltou a ser organizada pelos institutos culturais e embaixadas que integram a rede EUNIC Portugal – British Council, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Embaixada da Áustria, Embaixada da República Checa, Goethe-Institut, Institut Français du Portugal, Instituto Cervantes, Instituto Cultural Romeno, Instituto Ibero-Americano da Finlândia e Instituto Italiano de Cultura – aos quais se associou a Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Mais informações sobre os escritores e atores em www.noitedaliteraturaeuropeia.pt

Similar Posts