EIA

O Encontro Internacional de Arquivos (EIA), subordinado ao título “Da produção à preservação informacional: desafios e oportunidades“, apresenta-se como a concretização de um projecto que visa reunir especialistas da área da Informação num espaço que se quer de reflexão e debate. Os eixos temáticos desta edição são os seguintes: sistemas de informação pretéritos, gestão da informação no século XXI e preservação digital.

O EIA resulta de uma parceria entre a Universidade de Évora e a Universidade do Algarve, pelo segundo ano consecutivo. A 2ª edição realiza-se no Auditório do Colégio do Espírito Santo, Universidade de Évora, nos dias 3 e 4 de Outubro de 2014.

A informação assume uma importância fulcral na gestão das organizações, constituindo um recurso que ganha cada vez mais atenção e visibilidade desde a sua produção. Por conseguinte, temas como acesso e preservação estão na ordem do dia. Vem de longe essa preocupação, assim a revelam os sistemas pretéritos com práticas antigas de preservação dos seus cartórios para garantia de acesso contínuo, a longo prazo, a essa informação.

Após séculos, com o aumento da produção de informação digital, as estratégias de gestão e preservação constituem um dos grandes desafios no século XXI, envolvendo os produtores e detentores dessa informação.

O EIA realiza-se no âmbito do Programa de Doutoramento em Ciências da Informação e da Documentação ministrado pela Universidade de Évora.

A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

A edição de 2014 contempla sessões plenárias e paralelas. Programa disponível em: http://eiarquivos2014.weebly.com/programa.html

O EIA proporciona um Jantar Convívio no Restaurante Jardim do Paço, no dia 3 de Outubro. Custo: 17 euros.

Mais informações e formulário de inscrição online em: http://eiarquivos2014.weebly.com

Fonte: Comissão Organizadora do EIA

 

Similar Posts