P1110105No passado dia 11 de setembro teve lugar, em Ponte de Lima, a Jornada “Gestão, preservação e acesso à informação digital” promovida e organizada pela BAD, através do Grupo de Trabalho de Gestão de Documentos de Arquivo (GT-GDA) e da Delegação Regional do Norte da BAD, com o apoio do Município de Ponte de Lima.

Esta iniciativa, integrada na medida 3.3.5. da Agenda Digital da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), teve como principais objetivos promover o debate e a partilha de conhecimentos em torno das oportunidades e desafios que se impõem às organizações, em geral, e à administração pública, em particular, face ao atual contexto digital e à crescente produção e disseminação de informação.

A sessão de abertura foi presidida por Paulo Sousa, vereador da Câmara Municipal de Ponte de Lima, e por Alexandra Lourenço, na qualidade de Presidente da BAD. Seguiu-se o primeiro painel – “Sistemas de informação de arquivo e interoperabilidade”, com a comunicação proferida por Pedro Penteado e Alexandra Lourenço que, partindo das políticas e programas europeus para a interoperabilidade dos serviços públicos, centraram-se no PAEIS – Programa Administração Eletrónica e Interoperabilidade da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), e nos produtos e instrumentos a utilizar no contexto da classificação e avaliação supra institucionais, em Portugal.

O painel “Acesso, difusão e reutilização da informação” teve início com a intervenção de Leonor Calvão Borges que abordou questões relacionadas com o direito de acesso à informação na Administração Pública. Seguiram-se mais duas comunicações, uma das quais sobre o acesso integrado à informação e o Portal Português de Arquivos, que visou a partilha de experiências práticas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e do Município de Ponte de Lima, apresentada em parceria por Jorge Pópulo e Cristiana Freitas, e uma outra sobre a web semântica, protagonizada por José Carlos Ramalho.

A tarde ficou marcada pela discussão e reflexão em torno das “Oportunidades e desafios da era digital na gestão e preservação da informação”.

Coube a María José García Sexto apresentar o projeto ARPAD – Arquivo Dixital, conservación do património documental e eliminación do papel nas relacións administrativas. O projeto, atualmente em curso na Galiza, tendo a CIM-Alto Minho como parceira, visa a constituição de um arquivo digital integrado (arquivo eletrónico administrativo e arquivo eletrónio de património documental) e compreende todas as fases do ciclo de vida da informação. Foi dado, ainda, a conhecer que no âmbito desse projeto estão a ser digitalizados documentos de diversos arquivos da Galiza relacionados com a Euro-região da Galiza-Norte de Portugal.

P1110155As comunicações seguintes deram especial enfoque à importância da gestão da informação e da preservação digital. Manuela Pinto centrou-se no roteiro para a preservação sistémica (PRESERVMAP), desenvolvendo modelo anteriormente publicado e Fernanda Gonçalves abordou a temática no contexto do Centro Hospitalar de São João.

A sessão de encerramento esteve a cargo de Pedro Penteado, coordenador do GT-GDA da BAD e por Isabel Costa, Presidente da Delegação Norte da BAD.

A jornada, que terminou com uma visita ao Arquivo Municipal de Ponte de Lima, contou com a presença de conceituados oradores e mais de 70 participantes oriundos de norte a sul do país e permitiu debater alguns dos temas mais atuais da gestão da informação.

Cristiana Freitas

Similar Posts