Título do Webinar: Valor e papel social das bibliotecas públicas: princípios e estratégias de acção

Data e hora: alteração de data 16 23 de outubro das 21h30 às 22h30.

Orador/tutor: Manuela Barreto Nunes

 

webinars2014_banner_500

RESUMO

Tradicionalmente consideradas como equipamentos culturais e educativos de proximidade, as bibliotecas públicas têm evoluído no sentido da crescente assunção de um papel relevante na promoção da inclusão e coesão sociais no seio das comunidades em que se inserem. Numa época em que, a uma extraordinária facilidade e variedade de formas de acesso à informação, se junta uma crise económica de grande dimensão, com o consequente desinvestimento dos poderes públicos nos equipamentos culturais, aplicar e demonstrar o valor e o papel sociais das bibliotecas públicas assume uma importância particular. Neste webinar identificaremos os papéis sociais das bibliotecas públicas e abordaremos formas e estratégias de transformar esse referencial teórico em projectos e iniciativas concretas com impacto nas comunidades locais.

O QUE SE PODE APRENDER COM ESTE WEBINAR?

Referencial teórico do papel social das bibliotecas públicas – noções de capital social, cultural e económico; noções de terceiro lugar e esfera pública aplicados às bibliotecas;

Identificar os papéis sociais das bibliotecas públicas, em termos de actividades biblioteconómicas tradicionais, complementares, colaborativas e de valor acrescentado.

Reconhecer ideias e projectos já desenvolvidos e de eficácia comprovada que possam ser aplicados em bibliotecas municipais com baixos custos e elevado impacto.

Similar Posts