zotero página inicial

Desde o início da sua atividade, em 2012, que o Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus da BAD (GT-SIM) tem trabalhado no sentido de proporcionar a todos os seus membros um Centro de Documentação Virtual com recursos de informação relacionados com as áreas de investigação do grupo de trabalho.

A equipa desta linha de trabalho tem reunido todas as referências a recursos de informação que, de uma forma mais ou menos dispersa e aleatória, têm sido partilhadas quer através da lista de correio do GT-SIM (gt-sim@lists.bad.pt), quer da página do grupo no facebook (https://www.facebook.com/#!/groups/SistemasInformacaoMuseus/).

O esforço empreendido pela equipa tem sido direcionado não só para a introdução e atualização de recursos disponíveis, mas também na organização e representação da informação, utilizando, para tal, vocabulários controlados que permitam a sua análise e recuperação.

Através da plataforma Zotero foi criada uma biblioteca de grupo que, por agora, serve de base para a organização e recuperação dos recursos do Centro de Documentação Virtual. A biblioteca conta com cerca de 150 referências organizadas em coleções, referências essas indexadas com os descritores dos seguintes thesauri:

Tesauro de Biblioteconomia e Documentação do IEDCYT (ex CINDOC– Centro de Información y Documentación Científica) http://thes.cindoc.csic.es/index_BIBLIO_esp.php

Tesauro da UNESCO http://databases.unesco.org/thesaurus

Tesauro de Ciência da Informação (Universidade de Minas Gerais) http://icei.pucminas.br/ci/tci/

A indexação dos recursos do Centro de Documentação Virtual visa, por um lado, representar com coerência e uniformidade a informação nele contida; e, por outro, garantir uma rápida e eficaz pesquisa e recuperação da informação por parte dos seus respetivos utilizadores.

O Centro de Documentação Virtual encontra-se em fase de discussão interna alargada a todos os membros do grupo (inscrição em: http://www.apbad.pt/Seccoes/Seccoes.htm). Tendo em conta a importância da organização da documentação e fontes de informação relevantes para os sistemas de informação em museus, pretendemos constituir uma plataforma aberta que possa simultaneamente servir as necessidades dos membros do grupo, mas também de todos os profissionais e estudantes interessados na área.

zotero_referenciaA biblioteca pode ser consultada em https://www.zotero.org/groups/gt-sim e em https://vimeo.com/110076100 poderão visualizar uma pequena apresentação sobre a utilização deste recurso e as opções que foram tomadas nesta fase de trabalho.

Ainda em fase de construção, vimos dar-vos a conhecer este trabalho e pedir a vossa ajuda para o tornar melhor!

Convidamo-vos assim a visitar a biblioteca do grupo e a enviar todas as sugestões para o endereço gt.sim.cdv@gmail.com.

Similar Posts