CristoNo dia 31 de outubro o Arquivo Distrital de Évora inaugurou a exposição “Documentos para a História da Talha Dourada e Azulejos em Évora”, organizada por Celso Mangucci e resultante de uma parceria entre o Arquivo , o Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA) e a Rota do Azulejo do Alentejo.

Durante a inauguração foi proferida uma palestra por Celso Mangucci, investigador de História da Arte da Época Moderna, sobre a importância das fontes documentais para o estudo da talha dourada e azulejaria. De acordo com o orador, é de realçar a notável riqueza de informações presentes nos contratos, clarificando a importância dos encomendadores, nomeadamente, “o poder do Arcebispo, enquanto financiador de boa parte das obras das igrejas da cidade, na definição dos programas iconográficos, associado ao aporte cultural e artístico de pintores de azulejo e mestres entalhadores oriundos de Lisboa”.

No âmbito da exposição estão também previstas visitas guiadas a algumas igrejas da cidade de Évora. No dia 8 de novembro, às 10 horas, ocorreu a visita à Igreja da Misericórdia e no dia 15 de novembro, também pelas 10 horas, visitar-se-ão as igrejas de Santiago e de São Mamede.

Realizou-se, ainda, um curso gratuito sobre a história da talha dourada e azulejos em Évora, com duas sessões, uma no dia 4 e outra no dia 11 de novembro.

O catálogo da exposição está acessível aqui.

Jorge Janeiro
Diretor do Arquivo Distrital de Évora

Similar Posts