mosaicobau1
© Biblioteca Municipal da Figueira da Foz
No dia 23 de Abril, no âmbito do Dia Mundial do Livro, a Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás, na Figueira da Foz, preparou várias actividades para públicos diferenciados, dentro e fora de portas.

A partir das 09h30, a EB1 de Serrado recebe mais uma sessão do Baú das Histórias, uma actividade lúdico-pedagógica,  de incentivo à escrita e à leitura, iniciada pela biblioteca municipal em 2006.  No início do ano é escolhido um livro que depois é “trabalhado” com as crianças, pelas técnicas municipais,  mensalmente (entre Janeiro e Junho), em duas escolas básicas do primeiro ciclo do concelho. Desta actividade fazem parte um livro e um baú com objectos. Cada sessão é um “jogo” que promove a criatividade, a imaginação e  o trabalho colaborativo,  pois cada turma cria, com recurso aos objectos contidos no baú,  um pouco da história que é trazida da escola anteriormente visitada.

Na Biblioteca, às 10h30, Margarida Medlam, responsável pela Glowbooks, uma editora de livros eletrónicos com sede na Figueira da Foz, orienta um workshop  de leitura de ebooks,  dirigido às turmas do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário.

Biblioteca Fora de Portas é um projecto que teve início em 2013, desenvolvido em colaboração com entidades do concelho e dirigido a toda a população. Ao abrigo deste projecto, o Hospital Distrital da Figueira da Foz  conta com nove estantes com livros que são visitadas semanalmente por colaboradores da Biblioteca Municipal, para verificação e reposição de novos títulos. O projeto inclui ainda a realização de sessões quinzenais da “Hora do Conto” para os pequenos utentes do serviço de internamento de pediatria. No dia 23, às 14h00, os técnicos da Biblioteca procedem a nova reposição de livros no Hospital.

Às 15h00, no Centro Social Paroquial do Paião, a Biblioteca, sob o lema Porque a leitura não tem idade, promove um encontro literário com a escritora Helena Roso, autora de diversos livros infantis.

Temos livros para oferecer, venha buscar o seu! é uma iniciativa que decorre ao longo do dia, entre as 09h00 e as 18h00 na Biblioteca Municipal, que consiste na oferta livros aos seus leitores.

A terminar o dia, pelas 21h30, a Biblioteca da Figueira da Foz, mais uma sessão das 5as de Leitura, recebe o poeta, ficcionista, ensaísta e critico literário Eduardo Pitta, que irá apresentar o seu novo livro de crónicas “Pompas Fúnebres”.

Similar Posts