No momento em que se anuncia a candidatura do azulejo a património mundial, o ARTIS – Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras de Lisboa e a Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian apresentam a Biblioteca Digital de Azulejaria e Cerâmica Portuguesas.

digitileO projeto “Biblioteca DigiTile – Azulejaria e Cerâmica on Line”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/EAT-EAT/1173154/2010), tem como objetivo a criação de uma biblioteca digital dedicada à disponibilização de fontes documentais e estudos sobre Azulejaria e Cerâmica. É uma iniciativa conjunta do Artis – Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian. Conta ainda com a participação do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, do Centro de História de Aquém e Além-Mar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores e, por último, do Institut National d’Histoire de l’Art (Paris).

Genericamente, este projeto compreende duas componentes:

  1. A investigação, a publicação e a disseminação de estudos sobre azulejaria e cerâmica, tendo por base a informação produzida por João Miguel dos Santos Simões (1907-1972), historiador e investigador que procedeu à inventariação sistemática do património azulejar português em Portugal e no Brasil;
  2. A organização, preservação, tratamento bibliográfico, digitalização e respetiva disponibilização de coleções documentais sobre azulejaria.

A divulgação da informação resultante do projeto será feita mediante a criação de uma biblioteca digital dedicada à disponibilização de estudos e coleções de Azulejaria e Cerâmica. A criação desta ferramenta digital nasce da necessidade de estudar, publicar e disseminar os estudos inéditos, complementares à obra Azulejaria em Portugal da autoria de João Miguel dos Santos Simões, constantes da parte do seu espólio existente na Biblioteca de Arte e que importa agora trazer à luz da comunidade científica, considerando o desenvolvimento e crescimento da História da Arte nos últimos anos.

A divulgação dos resultados deste projeto tem lugar  no próximo dia 27 de maio no Auditório III da Fundação Calouste Gulbenkian. Consulte o programa aqui.

Similar Posts