elsevierA BAD apoia a declaração conjunta de diversas organizações e instituições que se levantam contra as novas políticas de acesso e partilha do conhecimento impostas pela Elsevier.

A nova política de alojamento e partilha da Elsevier representa um obstáculo significativo à disseminação e uso do conhecimento resultante da investigação científica, e cria barreiras desnecessárias aos autores para cumprirem  as políticas de livre acesso  dos seus financiadores, de acordo com uma análise  conjunta da Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition (SPARC) e da Confederation of Open Access Repositories (COAR).

“A política da Elsevier entra em conflito directo com as tendências globais para o acesso livre e serve apenas para diluir os benefícios da partilha livre dos resultados da investigação”, afirmaram Heather Joseph, Director Executivo da SPARC e Kathleen Shearer, Directora Executiva da  COAR, numa declaração conjunta. “A Elsevier afirma que a política promove a partilha, mas de facto ela faz o oposto. Nós insistimos fortemente com a Elsevier para que a reveja.”

Mais informações sobre este assunto podem ser encontradas aqui.

Similar Posts