1391340896711
Catedral de Milão. © ICA SBA

Os arquivos históricos empresariais podem ser um investimento lucrativo para as entidades promotoras. Foi este o mote da conferência organizada pela Secção de Arquivo Empresariais do Conselho Internacional de Arquivos (ICA SBA), nos passados dias 15 e 16 de Junho, em Milão (Itália), com o título “Creating the Best Business Archive – Achieving a Good Return on Investment”.

Durante dois dias, cerca de 140 profissionais vindos de 21 países reuniram-se em Milão, no auditório da Fundação Pirelli, para discutir e trocar ideias e experiências sobre o investimento em História e em arquivos e sobre como analisar o retorno obtido com o investimento neste tipo de atividades, num total de 28 comunicações.

O primeiro dia da conferência foi dedicado à construção de um retrato global sobre os modelos de gestão nacionais dos arquivos empresariais e à análise de soluções e atitudes inovadoras para antigos e novos problemas. Profissionais vindos da Suécia, Escócia, India, China e Arábia Saudita, entre outros, apresentaram as soluções adoptadas nos seus países para a gestão e valorização dos arquivos empresariais.

O último dia permitiu a abordagem de temas mais específicos como a defesa do valor dos arquivos, a valorização dos arquivos fotográficos e multimédia e, por último, a criação da equipa perfeita para um arquivo empresarial. Houve ainda tempo para visitar a Fundação Pirelli, estabelecida em 2009 para salvaguardar a herança cultural e histórica da empresa, a Galeria Campari, que apresenta obras de arte resultantes de 155 anos de actividade da marca de bebidas, e a Fundação Dalmine.

A Conferência de 2016 deverá realizar-se no início de Abril, em Atlanta, Georgia, USA.

 

Similar Posts