CartazPapel_ProgRGB_Digital_pequenoNa comemoração das Jornadas Europeias do Património 2015, a Venerável Ordem Terceira da Penitência de S. Francisco (Coimbra) irá promover a realização de um encontro subordinado ao tema “Papel: Arte, Preservação, Património, Arquivo”.

A organização está a cargo da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco de Coimbra, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e do Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra, tendo o apoio da BAD – Delegação Centro e do BPI.

Este encontro irá realizar-se no dia 25 de setembro (consulte toda a informação aqui). Associada a este evento irá também ter lugar a I Feira do Património nos dias 25 e 26 de setembro, entre as 10.00h e as 17.00h.

Programa:

9h00 – Receção dos participantes e entrega da documentação

9h30 – Boas-vindas
Adelino Marques (Ministro da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco)

10h – Sessão de abertura
João Paulo Avelãs Nunes (Director do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da FLUC, CEIS20) – “Património cultural e património industrial”

11h – pausa

11h15 – Papel e Arte
Raúl Moura Mendes (MNMC) – “O lugar simbólico do livro na iconografia
religiosa. As diferentes expressões encontradas em azulejos de Coimbra”

Virgínia Gomes (MNMC) e Raul Moura Mendes (MNMC) – “Do Sagrado ao Profano –
A fé e o poder na coleção de Gravura do Museu Nacional de Machado de
Castro.”

13h – Almoço livre

14h30 – Papel: Arquivos e Preservação
Ana Margarida Dias da Silva (Arquivo da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco, AUC, CHSC) – “Identificação de marcas-de-água no arquivo da V. Ordem Terceira de S. Francisco (sécs. XVI-XIX)”

Liliana Isabel Esteves Gomes (FLUC) – “Preservação e Conservação de arquivos: problemas e desafios”

Maria do Céu Ferreira (mestranda do curso de Mestrado em Conservação e Restauro da FCTUC) – “Os materiais enquanto auxiliares na conservação e restauro do livro”

16h30 – pausa

17h00 – Sessão de encerramento
José Amado Mendes (professor catedrático (aposentado) da FLUC e colaborador da Universidade Autónoma de Lisboa) – “O Papel na História da Humanidade e no Distrito de Coimbra”

Similar Posts