Fundação Portuguesa das ComunicaçõesA Fundação Portuguesa das Comunicações é uma instituição de direito privado, considerada de utilidade pública, constituída em 1997, e tem como Instituidores a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), os CTT- Correios de Portugal e a Portugal Telecom (PT). Tem por missão promover o estudo, a conservação e a divulgação do património histórico, científico e tecnológico das comunicações, bem como realizar atividades de investigação, cooperação e de imagem que visem divulgar a evolução histórica e as novas tecnologias do sector.

O Museu das Comunicações é um espaço pedagógico sócio-cultural, de caráter científico e tecnológico que oferece ao visitante, de forma lúdica, conhecimentos sobre o passado das técnicas, meios e suportes das Comunicações, como também o alerta para as tecnologias de vanguarda do presente e futuro. A pensar no grande público e no público escolar, o Serviço Educativo desenvolve percursos temáticos, narrativas e animações das exposições e verdadeiras viagens guiadas pela História e pela memória das Comunicações.

A Fundação Portuguesa das Comunicações | Museu das Comunicações associa-se às Jornadas Europeias do Património através de um programa, nos dias 26 e 27 de setembro, que envolve três atividades:

26 de setembro

16h00 – O cabo submarino num mar de colectividades – uma parte importante das comunicações passa pelo fundo do mar onde, de forma discreta e insuspeita, os cabos submarinos permitem que as mais diferentes mensagens circulem à escala mundial. Venha conhecer a história dos cabos submarinos.

27 de Setembro

15h30 – Do cobre ao digital – uma visita guiada que começa com as primeiras ligações submarinas e a sua evolução até aos dias de hoje e termina na Casa do Futuro, com as tecnologias avançadas e o impacto da evolução das comunicações no nosso quotidiano.

16h00 – Por dentro – uma visita à reserva museológica da Boa-Hora – Há muitos objetos do acervo museológico da FPC, que não são diariamente mostrados ao público e que estão guardados em reservas, para conservação, organização e estudo. Verdadeiros arquivos onde se descobre a magia do que está escondido. Venha conhecê-los!

A entrada é gratuita mas necessita de inscrição prévia através dos contactos 21 393 51 77 | museu@fpc.pt (mais informações aqui).

 

Similar Posts