MUHNAC FACHADA2O Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) da Universidade de Lisboa é um espaço de educação, ciência e cultura, no coração da cidade. O Museu tem origem no Real Museu e Jardim Botânico da Ajuda, criados no século XVIII, embora o local já albergasse instituições de ensino desde o início do séc. XVII. O MUHNAC inclui espaços repletos de ciência e de história, como o Jardim Botânico, que é monumento nacional, o Laboratorio Chimico e o seu emblemático anfiteatro, ou o antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres.

Nas jornadas dos dias 25, 26 e 27 de setembro, dedicadas ao património industrial e técnico, o MUHNAC propõe uma visita em cada dia, sempre às 15h00. O programa inclui, respetivamente, uma visita guiada ao Arquivo Histórico do MUL-MUHNAC, dando relevo a documentos científicos de alunos e professores da Escola Politécnica (1837-1911), um percurso que percorrerá as ruas de Lisboa segundo uma perspectiva geológica, abordando o terramoto de 1755 e a posterior reconstrução da cidade e, ainda, uma visita ao Laboratorio Chimico da Escola Politécnica de Lisboa (Séc. XIX) onde será explicado o funcionamento de duas máquinas de confecção de gelo e mostrados os respetivos compêndios e catálogos da época (marcações e informações: geral@museus.ulisboa.pt):

25 setembro | Quando os industriais andavam na Escola Politécnica de Lisboa

Visita guiada ao Arquivo Histórico do MUL-MUHNAC, dando relevo a documentos científicos inéditos de alunos e professores (apontamentos, trabalhos, processos individuais). Pretende-se na visita dar visibilidade ao tratamento documental, necessário à divulgação da informação contida nos documentos.

Horário | 15H às 17H

Público-alvo | Geral e famílias com jovens maiores de 15 anos

26 setembro | Com a cidade a nossos pés

Atividade em família para crianças a partir dos 10 anos que pretende percorrer as ruas de Lisboa segundo uma perspetiva geológica abordando ainda o terramoto de 1755 e a reconstrução da cidade de Lisboa.

Horário | 15H às 18H

Público-alvo | Geral e famílias com jovens maiores de 10 anos

27 setembro | À descoberta do frio artificial

A descoberta do frio artificial constituiu um importante acontecimento técnico do séc. XIX. No Laboratorio Chimico da Escola Politécnica de Lisboa encontram-se duas máquinas de confeção de gelo, uma delas também apta para produção de sorvetes. Nesta visita será explicado o seu funcionamento e mostrados compêndios e catálogos da época relativos a estas máquinas.

Horário | 15H às 18H

Público-alvo | Geral e famílias com jovens maiores de 15 anos

lab chimico1As atividades são gratuitas mas com marcação prévia obrigatória (máximo de 20 participantes) através dos contactos 21 392 1808 | geral@museus.ulisboa.pt.

Similar Posts