Formação de referência internacional sobre Preservação Digital integra o programa do 12º Congresso BAD

O próximo Congresso Nacional da BAD terá integrado na sua agenda de eventos pré-congresso a realização de um workshop sobre Preservação Digital que se baseia num programa de formação de referência internacional promovido pela Cornell University e MIT.

12bad_workshop_dpm_orientO workshop de um dia e a realizar dia 20 de outubro das 10h00 às 18h00, orientado por Nancy Mc Govern (Diretora dos Serviços de Curadoria e Conservação do Massachusetts Institute of Technology – MIT) e Kari Smith (Arquivista Digital nos Serviços de Arquivo e Coleções Especiais do MIT), será baseado no programa de formação sobre Gestão de Preservação Digital promovido pela Cornell University e pelas Bibliotecas do MIT (http://dpworkshop.org/workshops/fiveday.html).

 

O workshop é aberto a todos os participantes do congresso BAD que tenham interesse em desenvolver os seus conhecimentos e competências sobre as técnicas de preservação digital, sendo que o programa do workshop integrará tópicos como:  normas e práticas de preservação digital, gestão de metadados, workflows para preservação digital e ferramentas para a gestão da preservação digital.

Este evento revela-se como uma excelente oportunidade de aprendizagem e de grande relevância para todos participantes inscritos no 12º Congresso BAD, que assim podem inscrever-se de forma gratuita neste evento.

12bad_evento1

Sobre o Autor

Pedro Príncipe: Especialista de Informação e Gestor de projetos Open Science. Bibliotecário. Atualmente Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. Formador na área TIC. Coordenador do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior da BAD.