Visita técnica ao Arquivo Distrital de Évora

Jorge JaneiroNo âmbito dos eventos pré-congresso realiza-se no dia 20 de Outubro, entre as 15:00 e as 17:30 horas, uma visita técnica ao Arquivo Distrital de Évora, conduzida por Jorge Janeiro, o seu diretor.

A participação nesta visita é livre e gratuita para todos os participantes no 12º Congresso BAD, mas sujeita a inscrição prévia.

Para mais informações e para proceder à inscrição, visite o sítio na Internet do Congresso, aqui.

 

O Arquivo Distrital de Évora
O Arquivo Distrital de Évora é um arquivo de âmbito regional, com a natureza de unidade orgânica flexível, na dependência da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).
Procura principalmente promover a preservação, valorização, divulgação e acesso ao património arquivístico da sua área de intervenção, garantindo os direitos do Estado e dos Cidadãos e servindo como recurso probatório e informativo da atividade administrativa, bem como guardião da memória coletiva e individual.
O Arquivo Distrital de Évora, que abrange um total de 14 concelhos, foi criado pelo Decreto n.º 2859, de 29 de Novembro de 1916, o que o torna um dos mais antigos do País. É interessante destacar, também, que, desde o início, foi designado como Distrital, apesar de a decisão de criar um arquivo em cada Distrito datar apenas de 1931.
A necessidade da sua existência esteve sobretudo ligada às incorporações efetuadas ou em vias de realização de documentação relativa à Diocese e ao Distrito de Évora que interessava à história da região.
O Arquivo Distrital de Évora tem sob custódia actualmente quase 200 fundos, produzidos por diversas entidades públicas e privadas do distrito de Évora. A documentação mais antiga é do séc. XIV e a mais recente do XXI, perfazendo um total superior a 3700 metros lineares. Essa informação está sistematizada no Guia de Fundos, que vai recebendo atualizações ao longo do tempo.
Imagem ADEAlguns dos fundos a destacar são: Fundos Paroquiais; Câmara Eclesiástica; Coleção de Livros de Música de Coro; Provedoria da Comarca de Évora e Estremoz; Governo Civil; Câmara Municipal de Évora (Arquivo Histórico); Misericórdia de Évora (Arquivo Histórico); Câmara Municipal de Borba (Arquivo Histórico); Tribunais Judiciais do Distrito de Évora; Sociedade Harmonia Eborense.
Poderá pesquisar as descrições arquivísticas da documentação custodiada pelo Arquivo Distrital de Évora, já disponibilizadas por via eletrónica, através da base de dados em linha DigitArq, disponibilizada pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
No caso concreto dos Livros Paroquiais, disponibilizamos uma versão atualizada do Inventário dos Registos Paroquiais e um acesso direto através dos links dos arquivos paroquiais do Distrito de Évora que permitem pesquisar a totalidade dos livros existentes por Concelho e Freguesia. A sua consulta pode ser muito útil para agilizar a pesquisa e tornar mais fácil a localização da informação.
Nos vários tipos de serviços prestados há a destacar o incentivo à realização de visitas guiadas, para dar a conhecer melhor a nossa atividade e a documentação que temos acondicionada, e as “Oficinas Educativas”, realizadas no Arquivo Distrital de Évora ou nas instalações de outras entidades, permitem um contacto mais interativo com os recursos informativos disponíveis, orientando-se para atividades práticas na área da paleografia e da genealogia, adaptadas a vários grupos etários.

Sobre o Autor

editorial@bad.pt