DSCF0324No dia 22 de outubro de 2015, integradas na programação do 12º Congresso BAD (21-23 de outubro, Évora), realizaram-se as reuniões abertas dos diferentes grupos de trabalho da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

“Achas que sabes procurar?” foi o tema da reunião aberta do Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus (GT-SIM) tendo como principais objetivos salientar a importância dos mecanismos de recuperação e acesso à informação de coleções de museus e dar a conhecer a atividade do GT-SIM em prol da gestão integrada de informação nas instituições de memória.

A sessão, com cerca de 25 participantes, teve início com a atividade “Achas que sabes procurar?” em que o público presente foi convidado a resolver um conjunto de desafios de pesquisa de informação em coleções com acesso em linha, em diferentes instituições nacionais e internacionais.

Após a conclusão dos desafios foram apresentados os trabalhos em curso nas diferentes linhas de ação do GT, numa síntese que pretende dar a conhecê-los como mecanismos e ferramentas de prossecução dos objetivos e missão do grupo na gestão integrada de informação em museus.

Seguiu-se um período de debate onde todos os participantes discutiram sobre as principais questões e/ou dificuldades sentidas na resolução do desafio, bem como a definir quais os principais objetivos e necessidades que consideram relevantes na recuperação de informação de coleções de museus.

Similar Posts