A Delegação Açores da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) vai organizar, no próximo dia 20 de Novembro, no Teatro Ribeiragrandense, o XIV Encontro Regional subordinado ao tema Gestão integrada da informação: uma realidade ou uma utopia?.

Com este evento a Delegação Açores da BAD pretende proporcionar, aos profissionais nos Açores, uma oportunidade única para XV ENCONTRO DA BAD N FINALatualizarem conhecimentos, bem como a possibilidade de reflectirem e debaterem sobre novas práticas de gestão nos arquivos, bibliotecas, centros de documentação e museus, na região autónoma dos Açores, tendo por base exemplos desta gestão a nível regional e nacional.

Este encontro irá contar com um painel de comunicadores especialistas nas áreas de biblioteconomia, arquivística, museologia e informática, o que possibilitará uma visão abrangente da temática abordada.

Pelo exposto, apela-se à comparência de todos os que, direta ou indiretamente, estejam ligados ou revelem interesse por estas áreas do saber.

PROGRAMA

09h00 Receção aos participantes
09h30 Sessão de Abertura

10h00Susana Costa – Universidade dos Açores
“Arquivos e Museus – do esquecimento à lembrança mútua de dois sistemas de memória: o caso do Museu vivo do Franciscanismo”
10h20 – Paula Moura – Grupo de Trabalho Sistema de Informação em Museus (GT-SIM); BAD-Norte “Gestão da informação em museus: uma abordagem para o seu estudo”

10h40 – Pausa para café

11h10 – Paulo Constância – Museu Carlos Machado “Documentação museológica: reinventar o inventário”
11h30Rui Faria – Câmara Municipal da Ribeira Grande
“Base de dados online Museu Emigração Açoriana – Projeto multidisciplinar Arquivo Municipal Ribeira Grande”
11h50 Debate

12h30 Pausa para almoço

14h30Eloy Rodrigues – Universidade do Minho “Gerir e valorizar o conhecimento gerado pela comunidade que servem: um papel central das bibliotecas universitárias”
14h50Rafael António – Consultor de projetos de Sistemas de Informação no âmbito das Bibliotecas e Arquivos “Governança da Informação documental: a caminho da desmaterialização”
15h10 Debate

15h40 Pausa para café

16h10 – João Lopes – Arquivo Municipal do Porto – Câmara Municipal do Porto “Gestão integrada de informação na C. M. Porto:  uma UTOPIA em REAL[ização]”
16h30 – Paulo Veiga – Empresa EAD “Gestão integrada de informação: Terra à vista!”
16h50 Debate

17h20 Sessão de Encerramento

17h40 Visita ao Museu da Emigração Açoriana
19h30 Jantar de Encerramento

 

A inscrição no XIV Encontro é feita online aqui!

Similar Posts