AMargaridaSilva-Junho2015Nesta primeira edição do concurso, Ana Margarida Dias da Silva viu a sua dissertação de mestrado “O uso da Internet e da Web 2.0 na difusão e acesso à informação arquivística: o caso dos arquivos municipais portugueses” ser agraciada com o 1º prémio Olga Gallego de investigação em arquivos.

Ana Margarida Dias da Silva, natural de Coimbra, mestre em Ciências da Informação e da Documentação – Área de especialização em Arquivística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sócia BAD 2966 e secretária da BAD Centro, defendeu a dissertação de mestrado em Janeiro de 2014, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa tendo tido como orientadores Maria de Lurdes Rosa e Pedro Penteado.

O Prémio é atribuído pela Fundación Olga Gallego, com sede em A Coruña, que tem como objetivo contribuir para a proteção do património arquivístico, promovendo nomeadamente atividades de difusão e de investigação.

O objetivo do Prémio, que tem periodicidade anual e é especialmente dirigido “à juventude que se aproxima, com entusiasmo e rigor, ao mundo profissional dos arquivos”, é o de “destacar, impulsionar e difundir trabalhos sobre a investigação em Arquivos”.

Para além do montante pecuniário do Prémio, a obra é publicada em linha no sítio web da Fundación Olga Gallego.

Mais informações podem ser encontradas no sítio na Internet da Fundação.

O Conselho Directivo Nacional da BAD congratula-se com esta distinção atribuída a uma jovem investigadora portuguesa e, para além de lhe endereçar por este meio uma calorosa saudação, augura-lhe um futuro profissional pleno de sucessos.

Ana Margarida Dias da Silva frequenta actualmente o Doutoramento em Ciência da Informação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é arquivista da Venerável Ordem Terceira da Penitência de S. Francisco de Coimbra e trabalha com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian no projecto da Sociedade Broteriana “O arquivo pessoal e familiar do Visconde de Vila Maior – preservar memória, divulgar o passado.

Similar Posts