“Notícia BAD” publica textos dos seus redactores e colaboradores convidados, mas está aberto e publicará colaborações não solicitadas, reservando-se neste último caso o direito de as editar ou mesmo de recusar a publicação, tendo em atenção este estatuto editorial.”
Estatuto Editorial

O jornal “Notícia BAD” está disponível na Internet desde o dia 2 de Abril de 2011 – data em que foi também publicado o “Estatuto Editorial” de que acima se publica um pequeno extracto – e até ao momento já publicou perto de 1100 textos originais.

writeUm jornal como este vive quase exclusivamente do trabalho voluntário de alguns profissionais da informação que generosamente o alimentam com maior ou menor regularidade. Para que o jornal se desenvolva e atinja cabalmente os seus fins é fundamental a colaboração tão regular quanto possível de um número de pessoas que nunca será grande de mais.

Assim, apelamos a todos os profissionais da informação, bibliotecários, arquivistas e documentalistas, professores e alunos de Ciências da Informação e Documentação, sejam ou não associados da BAD, e na verdade a todos os potenciais autores com relevância para esta área técnica e científica, independentemente da sua formação ou profissão, que colaborem com o jornal enviando-nos textos originais, de acordo com algumas sugestões a seguir apresentadas.

Os textos podem ser de vária ordem, de que se apresenta uma tipificação:

  • Notícia: o imediato, facto novo ou recontextualizado / revitalizado.
  • Reportagem: deve incluir o maior número possível de episódios observados e descrição de ambientes.
  • Entrevista: em texto corrido ou em modelo pergunta-resposta.
  • Perfil: retrato pessoal/de vida ou profissional de alguém.
  • Crónica: ponto de vista subjectivo relativamente a um assunto

Os textos, escritos num processador de texto, devem ser acompanhados de uma ou várias imagens em formato JPEG ou GIF, de preferência originais e com boa qualidade e resolução, com um tamanho não superior a 550 pixeis de largura. Textos e imagens devem ser enviados como anexos numa mensagem de correio electrónico para editorial@noticia.bad.pt

fotoComo apoio e orientação para a produção de textos, disponibilizamos aqui dois documentos produzidos por Cláudia Henriques. Um deles é a apresentação de apoio ao webinar sobre escrita jornalística que teve lugar no dia 24 de Março de 2015, o outro é um pequeno guia com uma página intitulado “Regras de construção de uma notícia”.

Dêem notícias!

Similar Posts