Um livro é um elo entre o passado e o futuro. É uma ponte entre gerações e entre culturas. É uma força para a criação e a partilha de sabedoria e conhecimento.
Franz Kafka disse uma vez “um livro deve ser um picador de gelo para quebrar os mares congelados dentro da nossa alma.”
Uma janela para nossas vidas interiores, os livros também são a porta de entrada para o respeito mútuo e a compreensão entre as pessoas, através de todas as fronteiras e todas as diferenças.

Assim começa a mensagem de Irina Bokova, Directora-Geral da UNESCO a propósito do Dia Mundial do Livro, 2016. A totalidade da mensagem pode ser consultada aqui. Nesta mesma página está disponível um vasto conjunto de notícias sobre as celebrações que assinalam a efeméride este ano.

Em Portugal, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, para além de produzir o cartaz que abaixo publicamos, organiza no edifício da Torre do Tombo uma exposição intitulada «Livros de muitas cores», com uma mostra de documentação antiga e moderna que pretende chamar a atenção para o papel do livro nas suas muitas vertentes.  A exposição poderá ser visitada até ao dia 7 de Maio.

A DGLAB presta ainda homenagem a alguns autores portugueses, cujos centenários de nascimento ou morte se assinalam este ano: Bocage (as comemorações dos 250 anos do nascimento decorrem de setembro 2015 a setembro de 2016); Mário de Sá Carneiro (1890-1916 – centenário da morte); Mário Dionísio (1916-1993) e Vergílio Ferreira (1916-1996), autores de que se assinala o centenário do nascimento.

Muitas bibliotecas portuguesas comemoram esta data com as mais diversas atividades. Aqui, no “Notícia BAD”, como sempre estaremos disponíveis para divulgar notícias ou reportagens sobre os eventos realizados. Apelamos pois a todos os responsáveis ou participantes que nos façam chegar essa notícias, de preferência seguindo as recomendações aqui fornecidas.

dml 2016

 

Similar Posts