O Conceito de arquivo revisitado: com e sem adjectivação. Este é o tema da comunicação queArquivos Pretéritos_flyer será apresentada por Carlos Guardado da Silva nas Jornadas Archyvos fora da Caixa no próximo dia 30 de maio, em Coimbra.

De que destacamos o resumo:

A comunicação integra-se no painel Históricos, Definitivos, Permanentes ou Pretéritos? De que arquivos falamos, que arquivos queremos e será certamente oportunidade para problematizar e debater o conceito que está na base da profissão de arquivista e que é tão caro ao investigador.

Carlos Guardado da Silva apresenta um vasto currículo na área da teoria arquivística e da investigação histórica, como se pode ver na sua nota biográfica:

• Licenciado em História, Mestre e Doutor em História Medieval e pós-graduado em Ciências Documentais – variantes de Arquivo e de Biblioteca e Documentação, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
• Agregado em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra.
• Investigador do Centro de Estudos Clássicos e Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde dirige o mestrado em Ciências da Documentação e Informação.
• Membro da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais (SPEM) e Académico Correspondente da Academia Portuguesa da História (APH). Sócio da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, e vogal da direção do Capítulo Ibérico da ISKO – International Society for Knowledge Organization.
• Autor e coautor de cerca de 100 títulos, sobretudo nas áreas da história (História Medieval e Guerra Peninsular), património cultural e Ciência da Informação.

 

Acompanhe aqui os próximos resumos que vamos publicar!

A inscrição deve ser realizada antecipadamente através do formulário em linha.

Para mais informações, consulte o programa ou contacte a Associação através do e-mail bad@noticia.bad.pt

 

Similar Posts