No âmbito do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, celebrado a 23Intervenção Alexandra Lourenço de abril, decorreu na biblioteca da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM) uma iniciativa intitulada “Os novos desafios das bibliotecas da Administração Central”.

Contou com a participação de várias entidades da Presidência do Conselho de Ministros, Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), Comissão para a Igualdade de Género (CIG), Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo e Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC). Foi ainda convidado o Grupo de Trabalho das Bibliotecas da Administração Central (GT-BAC), da BAD.

Com início pelas 10h15, a abertura desta reunião foi feita pelo respectivo Secretário-Geral,  José Maria Sousa Rego, e seguida pelas intervenções de Mário Jorge Silva, Diretor da biblioteca do Exército, de Susana dos Anjos Frazão, da biblioteca da SGPCM e de Maria Alexandra Lourenço, Presidente da BAD- Associação Portuguesa dos Bibliotecários, Documentalistas e Arquivistas.

Na reunião foram apresentadas, nas duas primeiras intervenções, boas práticas aplicadas em cada umReunião_Entidades e GT_BAC dos serviços, relacionadas com a divulgação dos serviços disponibilizados e das suas fontes de informação, recorrendo às TIC- Tecnologias de informação e comunicação.

Quanto ao GT-BAC, é um grupo de trabalho que tem como objetivos sensibilizar os profissionais das bibliotecas para a necessidade da normalização e uniformização de procedimentos, assim como para a partilha de experiências e de recursos. Atualmente não basta uma excelente técnica, é preciso ter flexibilidade para adaptação às mudanças e entender que os imprevistos passaram a fazer parte das rotinas, Adquire cada vez mais significativa relevância a capacidade de os profissionais de informação interagirem e de trabalharem em equipa, no sentido da convergência de esforços e de um comum comprometimento.

No início da tarde, para encerrar o evento, foi feita uma pequena palestra pela Diretora da Casa Fernando Pessoa, Clara Riso. Com um perfil multidisciplinar, a sua experiência contribuiu para enriquecer a reflexão sobre “Os novos desafios das bibliotecas”.

Similar Posts