Trastes, livros e papéis da Venerável Ordem Terceira da Penitência de S. Francisco de Coimbra (1659-2013).  Este é o tema da comunicação queArquivos Pretéritos_flyer será apresentada por Ana Margarida Dias da Silva nas Jornadas Archyvos fora da Caixa no próximo dia 30 de maio, em Coimbra.

Destacamos o seu resumo:

Esta comunicação tem por objetivo compreender como é que a Venerável Ordem Terceira de S. Francisco de Coimbra estabeleceu formas de organização e recuperação da informação por si produzida e/ou recebida ao longo dos seus 357 anos de existência. Se inicialmente os inventários eram feitos no mesmo volume dos registos das actas, a partir da segunda metade do século XVIII autonomizam-se em livro próprio e juntamente com os trastes registam-se os livros e papéis pertencentes à instituição.
Em 1828 é feito o Inventário do Cartório da Venerável Ordem 3ª de Coimbra e, em 1887, o Livro de inventário dos livros e mais papéis do cartório. Nestes dois instrumentos de recuperação de informação verifica-se que o cartorário constituiu séries documentais, às quais atribuiu uma letra, e deu uma cota alfanumérica a cada unidade de instalação. No século XX não foi feito qualquer inventário do arquivo e o mais recente, de 2013, segue já as normas de descrição arquivística.

Ana Margarida Dias da Silva é licenciada em História, variante de História da Arte e mestre emfoto-AMargaridaSilva-Junho2015 História, ramo História Contemporânea, ambos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É mestre em Ciências da Informação e da Documentação, área de especialização em Arquivística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, frequenta o Doutoramento em Ciência da Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
É arquivista da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco de Coimbra desde 2010.
É membro colaborador do Centro de História da Sociedade e da Cultura e do Centro de Ecologia Funcional ambos da Universidade de Coimbra.

Acompanhe aqui os próximos resumos que vamos publicar!

A inscrição deve ser realizada antecipadamente através do formulário em linha.

Para mais informações, consulte o programa ou contacte a Associação através do e-mail bad@noticia.bad.pt

Similar Posts