Dos conceitos de fundo e de arquivo: sua evolução e estatuto científico atual é o título daArquivos Pretéritos_flyer comunicação que Liliana Gomes irá apresentar na Jornada Archyvos fora da Caixa no próximo dia 30 de maio, em Coimbra.

Destacamos o seu resumo:

A comunicação tem por objetivo confrontar as noções de fundo e arquivo, analisar a evolução de cada um deles e sublinhar o estatuto científico alcançado pela Arquivística.
Apesar de a origem dos arquivos ser muito remota e o seu aparecimento radicar na época da invenção da escrita, a verdade é que a ciência que os estuda e a sua afirmação como disciplina, ainda de tipo subsidiário (“ciência auxiliar” da História), só ocorreu no século XIX, no quadro do historicismo e do positivismo dominantes.
Atualmente, porém, o legado técnico e prático da Arquivística são já vetores essenciais para o estudo sistemático e científico do objeto informação.
Assim, tendo por pano de fundo o debate teórico concetual, procura-se demonstrar que o conceito operatório de sistema em Ciência da Informação, numa ótica epistemológica, permite superar o reducionismo do conceito de “fundo” e afirmar como fundamental o estudo científico de qualquer arquivo como Sistema de Informação.

Liliana Gomes é assistente Convidada, desde 2007, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) – Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação; Mestre em Ciências da Documentação e Informação, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Licenciada em História e pós-graduada em Ciências Documentais, opção de Arquivo e opção de Biblioteca e Documentação, pela FLUC.
Tem desenvolvido a sua atividade profissional e de docência nas áreas da História, das Ciências Documentais e da Ciência da Informação, tendo também exercido funções como arquivista na Administração e no Arquivo da Universidade de Coimbra.

Acompanhe aqui os próximos resumos que vamos publicar!

A inscrição deve ser realizada antecipadamente através do formulário em linha.

Para mais informações, consulte o programa ou contacte a Associação através do e-mail bad@noticia.bad.pt

Similar Posts