Alargado o prazo de apresentação de propostas para o 12º Encontro Nacional de Arquivos Municipais

12ºENAM_castelobranco_destaque

Com o objectivo de promover a ampla participação de todos os interessados, e respondendo a solicitações nesse sentido, foi alargado o prazo de submissão de propostas ao 12º Encontro Nacional de Arquivos Municipais até ao dia 17 de junho.

Lembramos que o tema deste Encontro é Arquivos Municipais: o que há de novo? e que o mesmo se vai estruturar em torno dos seguintes eixos de reflexão:

Eixo 1 Reestruturação da administração local.
Extinção e fusão de entidades da Administração Local, designadamente de freguesias, serviços municipalizados, empresas municipais e comunidades intermunicipais (CIM). Municipalização, descentralização de competências para as autarquias e concentração de competências nas CIM.
• Que impactos na governação e na responsabilização social?
• Que impactos na organização e armazenamento da informação?
• Que impactos nos serviços de arquivo?

Eixo 2 – Interoperabilidade nos sistemas de informação.
Afirmação da nova identidade da administração pública com crescentes exigências de transparência da gestão. Plataformas e projetos de normalização, uniformização de processos e procedimentos, desburocratização (ex. balcão do empreendedor, licenciamento zero, e-RJUE).
• Que impactos na (re)configuração dos Sistemas de Informação?
• Que impactos na organização, representação e (re)utilização da informação?
• Que impactos na profissão de arquivista e gestor de informação?

Eixo 3 – Desmaterialização da Informação.
Adaptação e reorganização interna para o e-government. A existência de um quadro legal para a desmaterialização versus a ausência de políticas e recursos (financeiros, tecnológicos e humanos) para uma gestão organizacional sustentável, que garantam a preservação e o acesso à informação a longo termo.
• Que impactos de medidas legislativas (ex. Novo Código de Procedimento Administrativo) na Gestão da Informação na Administração Local?
• Que impactos na gestão organizacional?
• Que impactos na preservação da informação?

Eixo 4 – Da organização ao uso da informação.
A valorização da informação como ativo organizacional e fundamental na resposta à promoção da cidadania plena. A Informação como vértice entre a tecnologia e as pessoas.
• Que impactos no acesso à informação?
• Que impactos na satisfação das necessidades das pessoas?
• Que impactos na gestão do conhecimento (ex. os municípios enquanto centros de conhecimento local)?

“O meu póster num minuto” é uma iniciativa que, no contexto do 12º Encontro, está vocacionada para conhecer a riqueza e diversidade de experiências que acontecem nos arquivos municipais do país. Pretende-se que se constitua como um momento privilegiado de partilha de casos práticos e/ou reflexões.

A apresentação de propostas de comunicação ao 12º Encontro Nacional deve enquadrar-se nos eixos de reflexão previstos.

Participe e contribua para o debate sobre as questões relacionadas com os impactos das políticas e dos instrumentos nos processos de mudança que estão a ser levados a cabo na sua instituição.

Nota: Para cada tipo de submissão existe um modelo que se encontra disponível:
COMUNICAÇÕES | POSTERS

Marcamos encontro no 12º Encontro Nacional de Arquivos Municipais, em Castelo Branco, nos dias 14 e 15 de outubro.

Sobre o Autor