Como noticiamos noutro sítio neste jornal, a BAD organiza no próximo dia 22 de Outubro o colóquio “Três décadas de Bibliotecas Públicas”, na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto que se segue a outra iniciativa no mesmo âmbito organizada em Lisboa no passado dia 11 de Março; ambas se integram nas comemorações dos 30 anos do lançamento da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

bmag
Exterior da Biblioteca Almeida Garrett no Jardim do Palácio de Cristal, Porto

Como primeira divulgação, publica-se desde já o Programa, ainda sujeito a pequenos ajustamentos, da referida iniciativa, assim como o respectivo Boletim de Inscrição – que é gratuita mas obrigatória, devendo ser feita até 14 de Outubro.

A BAD apela aos profissionais que trabalham nas bibliotecas públicas, sejam ou não membros da associação, para que se unam a este colectivo nesta ocasião especial, em que se apela especialmente à colaboração de todas elas, quer sejam centrais ou polos, itinerantes ou unidades destinadas a prisões, hospitais, centros de dia ou outros serviços de extensão, em qualquer recanto do país.

Apresentação de projectos

Como se pode ver no programa, depois do almoço, está previsto um período de meia hora para assistir à apresentação de 5 projectos, cada um em apenas 5 minutos e podendo ser ilustrado com 5 slides no máximo, ou  2 ou 3 cartazes ou posters. Os referidos projectos, resumidos em não mais de 300 palavras, deverão ser enviados para a BAD, até 18 de Setembro, para o endereço bad@noticia.bad.pt com o assunto “Colóquio Bibliotecas Públicas”.

Cada projecto deverá obrigatoriamente fornecer no início a identificação da biblioteca, nome do profissional que o apresenta, todos os contactos actualizados, objectivos prosseguidos, público-alvo, resultados esperados se estiver ainda em curso ou terminado recentemente, e com que parcerias conta, seja outra biblioteca de qualquer tipo, arquivo, serviço da comunidade, etc.

Os critérios para a selecção de 5 de entre eles, incidirão nomeadamente na originalidade e inovação, impacto no meio, replicabilidade e eventuais parcerias. Só se avaliam os projectos produzidos há menos de 3 anos e esse trabalho estará a cargo de uma equipa da BAD. No entanto, todos os restantes que correspondam aos já referidos critérios, ficarão disponíveis através dos sistemas de publicação da BAD.

Dos 5 que forem alvo da escolha aqui prevista, que se realizará até 26 de Setembro, será de imediato enviado conhecimento aos autores, para que possam atempadamente preparar as suas apresentações, até 10 de Outubro, prazo limite da sua recepção pela BAD, no endereço antes já indicado.

Durante a tarde, todos os presentes poderão deixar secretamente o seu voto numa caixa própria, cabendo-lhes assim a escolha final para um prémio simbólico, a entregar no encerramento.

Na Biblioteca Almeida Garrett haverá ainda espaço para exibir alguns materiais mais recentes e interessantes sobre actividades de promoção de Bibliotecas Públicas  que queiram enviar para a BAD. Todos os materiais recolhidos nessa iniciativa serão entregues ao Grupo de Trabalho das Bibliotecas Públicas da BAD, que prossegue com a sua campanha “Somos Bibliotecas”

Apoio institucional
goethe

 

 


Patrocínio
wecul_Negativo

 

 

 

 

 

Similar Posts