O Conselho Internacional de Arquivos (CIA), através do seu Grupo de Especialistas em Descrição Arquivística (Experts Group on Archival Description – EGAD), colocou à consulta pública a versão preliminar de um documento que pretende vir a constituir-se como parte de uma norma de descrição arquivística. Esta nova norma será composta por um modelo conceptual (RiC-CM) e uma ontologia formal (RiC-O).diagram-final

O objetivo da norma é acomodar, integrar e consolidar as quatro normas arquivísticas atualmente existentes: ISAD(G) (General International Standard Archival Description); ISAAR(CPF) (International Standard Archival Authority Records—Corporate Bodies, Persons, and Families), ISDF (International Standard Description of Functions) e ISDIAH (International Standard Description of Institutions with Archival Holdings). Por outro lado, o modelo introduz o que é definido como “descrição multidimensional”, para além do modelo hierárquico tradicional, assumindo que a descrição arquivística pode representar-se através de um grafo ou uma rede.

O documento em discussão corresponde ao modelo conceptual e pretende fornecer a base semântica e estrutural para desenvolver sistemas ou módulos de descrição integrados em sistemas complexos de gestão de arquivos. Esta versão preliminar (Consultation Draft v0.1) está aberta a comentários até 31 de Dezembro do corrente ano de 2016. Até ao final do ano também está anunciada a apresentação de uma primeira versão da ontologia que completa este documento.

Trata-se de um documento que merece uma profunda reflexão e certamente beneficiará dos contributos que a comunidade arquivística internacional pode fornecer. Segundo informação fornecida pelo comité diretor do EGAD, os comentários poderão ser enviados em língua portuguesa.

Consulte aqui os documento em discussão.

Data limite: 31 Dezembro 2016  para envio de comentários através do seguinte endereço: egad@ica.org

Consulte os anúncio da consulta pública:

Release of Records in Contexts by EGAD

Records in Contexts – Portuguese

Similar Posts