copyright e1491478976166

 

Está a decorrer a petição rightcopyright.eu promovida pela Communia, com o objetivo  de introduzir reformas na legislação de copyright que viabilizem a utilização legal de recursos para educação. Num momento em que o Parlamento Europeu se prepara para apreciar e votar as novas diretivas relativas ao copyright, a opinião dos cidadãos pode fazer-se ouvir através da subscrição desta petição, cujos resultados finais serão apresentados aos deputados dos 28 países que constituem a União Europeia.

A BAD considera imprescindível a autorização para a utilização legal e legítima de conteúdos em contexto educativo, formal ou não formal, e subscreve o princípio, enunciado na petição, de reconhecimento das bibliotecas, museus e outras instituições governamentais ou não governamentais, sem fins lucrativos, como instituições com dimensão educativa.

Pelo acesso ao conhecimento em igualdade de circunstâncias, divulgamos a petição e pedimos a todos os profissionais de bibliotecas, arquivos e centros de documentação que a subscrevam e divulguem.

Caros educadores,

Em toda a Europa, vocês estão a trabalhar para moldar um novo sistema de educação. Um sistema que seja colaborativo, aberto e que convide a tirar o máximo partido das ferramentas e tecnologias disponíveis. Infelizmente, as leis sobre os direitos de autor não são alteradas há mais de quinze anos, e isso afecta-vos diariamente.

Juntem-se a nós na nossa missão de moldar o futuro da educação. Agora.
Pretendemos que tenham a liberdade de ensinar sem infringirem a lei.

Queremos que tenham a possibilidade de usar material educativo que permita apresentar os assuntos de forma imparcial.

Queremos as mesmas liberdades para todos os educadores da UE.

Queremos uma lei que permita a cada um aproveitar as oportunidades disponíveis hoje em dia no mundo digital.

Queremos uma lei que reconheça museus, bibliotecas e ONGs como tendo uma função educativa.

Vamos endireitar os direitos de autor. Agora. Está connosco?

Similar Posts