Projectos de investigação com o Arquivo.pt

© Ricardo Basílio

Visita de investigadores à sala dos servidores do Arquivo.pt

O Arquivo.pt está cada vez mais próximo das Universidades

No passado mês de Abril, três investigadores provenientes de contextos diferentes, começaram a desenvolver os seus projectos com uma condição comum: utilizar intensivamente o Arquivo.pt  na sua pesquisa.

Esta iniciativa visa criar uma comunidade de investigadores cada vez mais preparada para utilizar o arquivo da Web.  O modelo é bastante próximo do BUDDAH Project (UK). Em Portugal podemos fazer mais e melhor.

O Straight-Edge, os jornais portugueses e a FCSH na Web

Ricardo Diogo Duarte, é antropólogo e historiador e encontrou no Arquivo.pt as fontes que precisava para estudar a cultura  Straight-Edge, no contexto do punk-hardcore do final dos anos 90, nos subúrbios de Lisboa. (Ver projecto)

Diogo Cunha é das Ciências da Comunicação e está a fazer a análise de sites ao longo do tempo, nos jornais Público, Diário de Notícias, Correio da Manhã e Expresso, para compreender a relação entre a interface online e as mudanças, quer na tecnologia quer nos modelos de produção e de distribuição. (Ver projecto)

Ricardo Basílio é das Ciências da Documentação e da Informação e propõe uma exposição online sobre os sites da FCSH dos últimos 20 anos  para dar visibilidade ao Arquivo.pt na Faculdade, onde foi bibliotecário. (Ver projecto)

© Ricardo Basílio

Sessão de trabalho do grupo Investiga XXI-Arquivo.pt, na FCCN

Grupo Investiga XXI é um espaço interdisciplinar aberto também aos bibliotecários

A coordenação dos trabalhos é do Doutor Daniel Gomes, gestor do arquivo da Web portuguesa, na FCCN. O novo grupo criado para estes projectos chama-se “Investiga XXI” e integra, actualmente, a equipa de engenheiros do Arquivo.pt e os três investigadores, um deles da área da biblioteconomia. No entanto, a perspectiva é a de receber cada vez mais participantes de diversas áreas. Em Abril,  por exemplo, houve uma jornada aberta na FCCN e, em Maio, uma aula aberta na FCSH, a convite do CIC.Digital.

As Bibliotecas do Ensino Superior são a mediação que faz falta

O Arquivo.pt tem grande reconhecimento internacional. Na segunda semana de Junho, teve participação, em Londres, na IIPC Web Archiving Conference, o maior evento do género. Nas Universidades, é fundamental que os investigadores conheçam o que é o arquivo da Web nacional e como funciona. Só assim é que passarão a inclui-lo nos  seus processos de pesquisa. Estamos a falar de uma infra-estrutura de big data, criada por engenheiros portugueses. Há um grande potencial por explorar.

As Bibliotecas, especialmente as BES, podem ter um papel mediador importante na aproximação entre os arquivos da Web e os investigadores. Poder-se-ia dizer mais, mas deixamos este aspecto para próximas notícias.

Ricardo Basílio

 

Sobre o Autor

editorial@bad.pt

Deixe um Comentário




Pretende associar uma imagem ao seu comentário, crie uma em Gravatar.