Teve lugar no passado dia 30 de junho de 2017, no Auditório da Biblioteca Municipal Miguel Torga de Arganil, o I Encontro de Arquivos – CIM – Região de Coimbra. Um projeto do Município de Arganil que teve como principais objetivos, incentivar o interesse e a promoção do património arquivístico, desenvolver uma rede colaborativa e fortalecer as relações entre as autarquias da região centro em relação aos Arquivos Municipais.

Um evento que contou com a colaboração da Direcção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas  (DGLAB) e com o apoio da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD),  inserido nas comemorações do dia Internacional dos Arquivos.

1 encontro arquivos municipais CIM Coimbra

Na sessão de abertura, coube à Vereadora Paula Dinis, do Município de Arganil, saudar a iniciativa e, em particular, congratular a presença dos 40 participantes. Dos 19 municípios que constituem a CIM – Região de Coimbra, assinalaram presença 11 autarquias locais. Compareceram ainda municípios pertencentes à CIM – Viseu Dão Lafões e à CIM – Região de Leiria, estiveram ainda representadas outras entidades públicas do distrito que manifestaram a sua preocupação e a importância em garantir a salvaguarda da informação.

Temas como as boas práticas de gestão da informação pública, estratégias e vantagens de trabalho colaborativo no domínio da gestão da informação arquivista, foram alvo de debate e discussão. Coube ainda ao mentor do evento, Ricardo Moreira, Arquivista do Município de Arganil, promover o debate sobre as vantagens da criação de um grupo de trabalho colaborativo entre os Arquivos Municipais da Comunidade Intermunicipal da Região Coimbra (CIM-RC).

Como resultado desta iniciativa pioneira na Região de Coimbra, será desenvolvido um projecto de intervenção regional, com o objetivo de fortalecer as relações entre os Arquivos Municipais, bem como a promoção, salvaguarda e divulgação do património arquivístico.

Com o intuito de informar as entidades ausentes, será ainda elaborado um relatório que espelhe e transmita todos os temas debatidos bem como a necessidade de implementação de um projecto arquivístico da Região de Coimbra.

Similar Posts