Foi a 5 e 6 de julho, em Madrid, com a presença de representantes de 36 países da Europa, entre os quais Portugal, representado pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas IFLA 1(BAD), que culminaram os encontros regionais IFLA Global Vision organizados pela IFLA (International Federation of Library Associations and Institutions), e que contaram com a participação de Bibliotecários e representantes das associações destes profissionais do mundo inteiro.

Ao longo, destes dois dias, num ambiente de reflexão e discussão os profissionais presentes puderam compartir os seus pensamentos sobre o futuro, no domínio das bibliotecas, bem como refletir sobre as dificuldades que enfrentram no dia a dia. De Portugal à Rússia, passando pela Turquia ou pela Alemanha, as realidades que cada um defendeu contribuíram para dois dias de reflexão muito participados, respondendo assim ao repto lançado pela Presidente da IFLA, Donna Scheeder e “o desafio de caminhar para uma visão comum para as Bibliotecas”.

Também presente neste encontro, esteve o secretário geral da IFLA, Gerald Leitner, que encerrou os trabalhos lançando o mote para o futuro próximo, uma vez que “estes encontros foram apenas o começo de um processo. A partir de agora, o movimento IFLA Global Vision pretende atinIFLA 2gir todos os profissionais estão no terreno. Em todos os países, serão realizadas discussões, em todas as comunidades e em todas as bibliotecas para que cada voz possa ser ouvida”. A 21 de agosto, em Wroclaw, durante o congresso anual da IFLA (IFLA World Library and Information Congress (WLIC)), será lançada a plataforma online para que todos possam votar e participar, com o propósito de aferir as prioridades a tomar para um sector bibliotecário mais unido.

 

Junte-se à BAD, informe-se e participe… esta é a sua oportunidade de contribuir para a mudança.

Juntos, criamos o futuro. Junte-se a nós!
#iflaGlobalVision

IFLA 3

Similar Posts