Sessão sobre Acesso à Informação e a Agenda 2030 da ONU

Decorreu ontem, a sessão pública da BAD e APDIS sobre a Agenda 2030 e o Desenvolvimento Sustentável onde foi apresentada a estratégia das 2 associações sobre o acesso à informação e Desenvolvimento e os principais documentos orientadores. Foi também apresentado o questionário nacional sobre bibliotecas, arquivos e a Agenda 2030 da ONU.

No Auditório do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua foram apresentados os principais documentos orientadores, e já disponíveis em português, bem como as principais ações já realizadas sobre a Agenda 2030 e o Desenvolvimento Sustentável na sua relação com as bibliotecas e os arquivos enquanto principais promotores do acesso à informação.

 

 

Os 3 principais documentos que já têm vindo a ser disponibilizados pela BAD estão agora reunidos e disponíveis para download em português através da FEBAB e da BAD:

  • Acesso e Oportunidade para todos: como as bibliotecas contribuem para a Agenda 2030 da ONU [PDF]
  • As bibliotecas podem promover a implementação da Agenda 2030 [PDF]
  • Conjunto de ferramentas: As bibliotecas e a implementação da Agenda 2030 da ONU [PDF]

No âmbito desta sessão pública, foi também apresentado o questionário nacional sobre bibliotecas, arquivos e a Agenda 2030 com o propósito de convidar os profissionais a registarem projetos, atividades ou iniciativas realizadas nas suas instituições e que estejam relacionados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o cumprimento das suas metas. Com este questionário pretendemos registar e posteriormente divulgar boas práticas que evidenciem a relevância das unidades de informação, sejam bibliotecas e arquivos, enquanto agentes que garantem o acesso pública à informação junto das populações.

O questionário está disponível neste endereço: Bibliotecas e Arquivos e o Desenvolvimento Sustentável

 

Sobre o Autor

Deixe um Comentário




Pretende associar uma imagem ao seu comentário, crie uma em Gravatar.