Apresentação do questionário Bibliotecas, Arquivos e Agenda 2030 das Nações Unidas

A BAD e a APDIS apresentaram na passada 5ª feira o questionário nacional sobre Bibliotecas, Arquivos e a Agenda 2030 com o propósito de convidar os profissionais a registarem projetos, atividades ou iniciativas realizadas nas suas instituições e que estejam relacionados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o cumprimento das suas metas.

Bibliotecas e Arquivos são importante contributo para o desenvolvimento. Eles ajudam pessoas a obter as informações de que necessitam para conseguir oportunidades económicas, igualdade de género, educação de qualidade, melhorar a sua saúde ou desenvolver as suas comunidades. A inclusão das bibliotecas, dos arquivos e da garantia do acesso à informação nos planos de desenvolvimento nacional e regional é crucial para assegurar que elas possam continuar a desempenhar a sua importante missão. Ao fazer atividades de promoção e defesa a nível nacional, regional e global, a chave fundamental é mostrar aos decisores e legisladores como as bibliotecas e os arquivos já estão a trabalhar através dos seus programas, produtos e serviços. Este questionário pretende recolher exemplos de projetos relacionados com a Agenda 2030 da ONU em Portugal, e que serão utilizados para o trabalho de advocacy feito pela BAD e pela IFLA.

O questionário está disponível neste endereço: Bibliotecas e Arquivos e o Desenvolvimento Sustentável 

Apelamos à participação de todos os profissionais!

Sobre o Autor

Comentários (1)

Trackback URL | RSS Feed dos Comentários

  1. António Daniel Castanheira Anacleto diz:

    Exma Srª PRESIDENTE DA BAD – Associação Portuguesa de BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS

    Concordo com o empenhamento da BAD e com o exposto acima.
    É AMPLAMENTE RECONHECIDO,
    O CONTRIBUTO QUE AS BIBLIOTECAS, ARQUIVOS E SERVIÇOS DE DOCUMENTAÇÃO, PRESTAM AO DESENVOLVIMENTO LOCAL / REGIONAL / NACIONAL / INTERNACIONAL.

    NÃO POSSO, CONTUDO, CONCORDAR COM A BAD,

    SE OS(AS) EX- TÉCNICOS(AS) ADJUNTOS(AS)/ PROFISSIONAIS DE BAD, CONTINUAREM A VER OS SEUS POSTOS DE TRABALHO OCUPADOS POR PESSOAL (COORDENADORES ?) PROVENIENTES DAS CARREIRAS ADMINISTRATIVAS( NÍVEL 3) [ SEM FORMAÇÃO TÉCNICO-PROFISSIONAL, NÍVEL 4 ( ministrada pela BAD ou por outra(s) entidades formadoras creditadas (DGERT / APCER /…).

    IGUALMENTE, NÃO CONSIDERO ACEITÁVEL
    QUE OS(AS) ATUAIS TÉCNICOS(AS) SUPERIORES PERTENCENTES ÀS CARREIRAS/ CATEGORIAS DE BIBLIOTECAS, DE ARQUIVOS E DE DOCUMENTAÇÃO, COMPACTUAM COM ESTA SITUAÇÃO INJUSTA E, NÃO DEFENDAM ESTES PERANTE AS INSTITUIÇÕES E, MUITAS VEZES, OPTEM POR.RECORRER AO APOIO PROFISSIONAL DE OUTROS(AS) COLABORADORES(AS)(sem desprestígio destes(as), NÃO PERTENCENTES À ÁREA DE BAD…

    EM RESUMO, ESPERA-SE QUE A BAD,
    COM URGÊNCIA, INTERVENHA JUNTO DAS ENTIDADES GOVERNAMENTAIS ADEQUADAS, NO SENTIDO DE REVISÃO E REPOSIÇÃO DE DIREITOS SONEGADOS A TODOS(AS) OS(AS) TÉCNICOS(AS) PROFISSIONAIS DE BAD (atualmente designados ASSISTENTES TÉCNICOS(AS), DESTE PAÍS.

    Com os meus respeitosos cumprimentos.

    ANTÓNIO DANIEL CASTANHEIRA ANACLETO
    Administração Local[Câmara Municipal].
    Aux. Téc. de BAD / Técº Adjunto de Arquivo / Técº Profissional de BAD / Assistente Técnico

    – ex-Associado BAD [com Processo de Reinscrição em aberto …]
    – Associado ATAM.

    2017.08.01 11:22

Deixe um Comentário




Pretende associar uma imagem ao seu comentário, crie uma em Gravatar.