MobilidadeFPIE BAD2017
GT-BES

Ao abrigo do programa de mobilidade em bibliotecas do ensino superior (sob a égide da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, mais especificamente do seu Grupo de Trabalho de Bibliotecas do Ensino Superior), a Biblioteca da Faculdade de Psicologia / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa recebeu no passado dia 14 de Setembro três elementos de outras instituições, a saber: Carla Caldeira (Escola Superior Náutica Infante D. Henrique), Helena Leitão (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra) e Rosa Marcos (Instituto Politécnico de Leiria).

Este acolhimento foi subordinado ao tema “Formar para capacitar: um programa de literacia para a comunidade académica“, em que se partilhou o programa de formações promovido anualmente pela biblioteca, e destinado à comunidade que serve.
Uma das principais atividades do Instituto de Educação e da Faculdade de Psicologia é a formação graduada e pós-graduada. Para que o processo de ensino – aprendizagem possa ser profícuo e concretizar-se da melhor forma, a biblioteca tem assumido, também nesta área, um papel interventivo, com vista a tornar a experiência de utilização dos seus espaços e recursos proveitosa e benéfica para o utilizador final. Para tal, a Biblioteca desenvolve uma formação adequada aos utilizadores. O Plano de Formação contempla para além da formação inicial aos alunos em contexto de aula, uma formação específica modular por unidades temáticas. Esta oferta formativa tende a suprir as carências em literacia da informação, procurando contribuir para o desenvolvimento de competências na pesquisa, avaliação e transmissão da informação.

Após a receção, em que foram apresentadas as valências e serviços de um modo genérico – para além de toda a equipa -, foi tempo de pormenorizar a oferta formativa, em ambiente semelhante àquele em que é ministrada para os alunos. Assim, foram demonstrados os módulos:

  • Pesquisa em Recursos Eletrónicos (Catálogo da Universidade de Lisboa, Repositório da Universidade de Lisboa, RCAAP e Ebsco Discovery Service) (por Gaspar Matos);
  • Citar e Referenciar com a Norma APA (por Tatiana Sanches);
  • Gestão de Referências Bibliográficas com o My Endnote Web (por Cristina Lopes);
  • Apoio a Teses e Dissertações (por Tatiana Sanches);
  • Powerpoint e Apresentações Orais (por Gaspar Matos).

A única exceção ao modo como foram exemplificados os módulos foi a forma abreviada que tomaram, pois habitualmente decorrem em períodos de duas horas cada. Posteriormente foram remetidos materiais associados a essas mesmas formações, para complementar as informações transmitidas.

De mais esta experiência como instituição anfitriã a Biblioteca congratula-se pelo interesse demonstrado pelas três inscritas, e pela troca de ideias e projetos que a todos enriqueceu.

A Biblioteca mantém as suas portas abertas para – ao abrigo de este ou de outros programas, iniciativas ou dinâmicas -, receber mais profissionais, assim seja manifestado o interesse.

BAD – Grupo de Trabalho de Bibliotecas do Ensino Superior

Similar Posts